ASN MG Atualização
Compartilhe

Sebrae lança Programa Territórios Empreendedores no Triângulo Mineiro

Iniciativa visa articular lideranças de Minas Gerais e de São Paulo para gerar desenvolvimento sustentável para a região
Por Vanessa Braga (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

No dia 2 de setembro, o Clube Náutico Fronteira, no Triângulo Mineiro, sediou o lançamento do Programa Territórios Empreendedores – Baixo Rio Grande, iniciativa conjunta do Sebrae Minas e do Sebrae São Paulo. O projeto reúne 11 municípios situados na divisa entre os dois estados, conectados pelo Rio Grande, com o propósito de fortalecer a identidade territorial, impulsionar o empreendedorismo e articular estratégias para o desenvolvimento sustentável.

O lançamento reuniu autoridades municipais, representantes do setor produtivo, entidades de ensino, empresários e lideranças locais. A abertura foi seguida da palestra internacional “Cidades Criativas e Sustentáveis”, ministrada por Santiago Uribe. Natural de Medellín, na Colômbia, o antropólogo participou da transformação que fez com que a cidade deixasse de ser a mais violenta do mundo para se tornar referência em inovação. A apresentação trouxe reflexões sobre como a cooperação entre diferentes setores pode transformar os territórios em espaços mais dinâmicos, inovadores e inclusivos.

“O Territórios Empreendedores chega ao Baixo Rio Grande para promover uma governança regional em prol do desenvolvimento econômico. O grande desafio agora é construir uma agenda conjunta, elaborar um plano e, principalmente, colocar em prática ações e políticas públicas que gerem resultados concretos e mais oportunidades para toda a população”, destaca o gerente de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas, Rogério Corgosinho.

Com metodologia validada em mais de 1.200 municípios brasileiros, o Programa Territórios Empreendedores prevê encontros periódicos, fóruns estratégicos e ações de mapeamento para identificar as principais vocações da região. O objetivo é construir, de forma colaborativa, um plano de desenvolvimento territorial com impacto de longo prazo.

Potencial de Crescimento

Com cerca de 149 mil habitantes, a região possui um PIB de R$ 7 bilhões. O setor industrial se consolida como um dos pilares da atividade econômica, principalmente pela força das usinas de cana-de-açúcar. Em 2023, o valor da produção agrícola regional atingiu R$ 4,8 bilhões. No cenário nacional, a região se destaca pela participação na produção de laranja 4%, abacaxi 4% e cana-de-açúcar 3%.

Para Silvia Furio, gerente da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae São Paulo, a parceria entre os dois estados reforça a importância da cooperação. “O território não se limita a uma divisa física. Ele é muito maior, porque é feito pelas pessoas. É uma região que tem um potencial enorme, com um rio que traz muitas oportunidades de desenvolvimento. O mais importante é fazer com que as pessoas trabalhem em conjunto para fortalecer os dois estados, gerar emprego e renda e desenvolver projetos sustentáveis”, afirma.

União das Lideranças

O avanço do Baixo Rio Grande tem sido impulsionado, principalmente, pelo município de Frutal, responsável por 36% da economia regional. O prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira ressaltou o papel estratégico do programa para a região. “Temos condições de avançar mais quando trabalhamos lado a lado, construindo uma agenda regional que une prefeitos, empresários e instituições. Nossa região tem um grande potencial e esse incentivo do Sebrae vai criar essa união e permitir que se desenvolva cada dia mais”, destaca.

Empresários locais também participaram do lançamento. Florêncio Queiroz Neto, CEO da Usina Cerradão, avalia a iniciativa como uma oportunidade para alavancar o desenvolvimento. “Nosso território tem riquezas naturais únicas, uma vocação para agricultura e turismo, um diamante bruto que precisa ser explorado. Estamos unindo esforços e criando uma roda virtuosa, que vai gerar um ecossistema saudável para fazer com que a região cresça”, finaliza.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo

Vanessa Braga (Stark)

(34) 99903 8603

[email protected]

  • Baixo Rio Grande
  • Desenvolvimento econômico
  • Programa Territórios Empreendedores
  • Santiago Uribe