ASN MG
Compartilhe

Rota turística Humaitá de Minas é lançada em Juiz de Fora

Destino turístico une mineiridade, belezas naturais, gastronomia e aventura na Zona da Mata do estado
Por Da redação
ASN MG
Compartilhe

Na última sexta-feira (10/3), autoridades, ciclistas, imprensa e empresários locais participaram do lançamento da Rota Turística Humaitá de Minas, na zona rural de Juiz de Fora. A ação é uma iniciativa do Sebrae Minas e da empresa Nexa, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo. Durante a cerimônia e lançamento, foram apresentados os atrativos turísticos da região e suas diversas experiências que unem a mineiridade às belezas naturais, gastronomia e aventura. Após o evento, os convidados participaram de um passeio guiado por um dos percursos do destino.

-

De acordo com a analista do Sebrae Minas Daniela Ferreira, o projeto tem o objetivo de desenvolver o cicloturismo e aumentar o fluxo de turistas na região. “Queremos fortalecer o ecoturismo e turismo de aventura, rural, científico e de negócios na região, investindo em ações que incrementem a atividade turística e o surgimento de novos negócios”, afirma.

Em um percurso de 120 km de trilhas adaptadas para bike, os turistas podem encontrar ciclorrotas de média e alta dificuldades, passear pelas colinas do Pico Cabeça de Formiga, se refrescar em cachoeiras, conhecer a charmosa Capela de Humaitá, e o gigante jequitibá amarelo. A rota é dividida em cinco trechos: Serra da Saudade, Raízes da Mineiridade, Raízes da Terra, Raízes da Igrejinha e Vale do Rio do Peixe.

A gerente de Gestão Social Brasil da Nexa, Cristiane Holanda, explica que o projeto potencializa o desenvolvimento econômico e a promoção do turismo na região. “Um dos temas estratégicos da Nexa é a geração de renda. Promover um projeto como este na região rural de uma grande cidade é de extrema importância. Nosso foco é movimentar a economia e gerar novas oportunidades nessas comunidades ao longo da rota”, explica.

Incentivo

O empresário Murilo Evangelista de Almeida é proprietário do Empório Café na Estrada, um dos 15 atrativos da Rota Humaitá de Minas. Para ele, o projeto chega em boa hora. “A iniciativa do Sebrae Minas e da Nexa vai facilitar a vida dos empreendedores e dos produtores rurais. Agora, será possível dar visibilidade aos produtos da região, como: ovos, queijos, mel e pães. Estamos prontos para receber os turistas e oferecer uma boa experiência para que possam retornar mais vezes”, comemora.

Segundo a presidente da Associação Juiz-forana de Ciclismo (Bike JF), Giovanna Rezende, com a estruturação da rota foi possível melhorar a sinalização dos atrativos turísticos e fomentar a articulação de vários parceiros. “Nosso foco é potenciar cada vez mais os produtos e serviços turísticos da região e fortalecer a governança local”, destaca Giovanna.

Para a criação do destino, o Sebrae Minas apoiou a criação de uma série de ações, como: a elaboração de estudos e pesquisas para a identificação e promoção de novas ofertas turísticas e a formatação de roteiros que serão comercializados pelas agências e receptivos turísticos da região. Os próximos passos serão as capacitações para a melhoria da gestão dos negócios e atendimento ao cliente, voltadas para os empreendimentos localizados ao longo do percurso.

As informações completas sobre os percursos estão disponíveis no site da Roda Humaitá de Minas e no Instagram do destino turístico.

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Luciana Grillo – (32) 99925-9134|(32) 99107-0468
[email protected]

  • Humaitá de Minas
  • Rota
  • Rota turística
  • turismo