Reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio imaterial brasileiro, o Queijo do Serro conquistou sete medalhas na 6ª edição do Concurso do Mundial de Queijo de Tours. A competição, realizada nos dias 10, 11 e 12 de setembro, é considerada um dos mais importantes da França.
Concorreram a premiação, 1.640 queijos, sendo 288 produzidos no Brasil. Três produtores da região do Serro, apoiados pelo Sebrae Minas, conquistaram 7 medalhas em várias categorias: Queijo Quilombo (duas de Ouro e uma de Bronze); Maria Nunes (uma Ouro e uma Prata) e Fazenda Ventura (duas de Bronze).
“Estamos felizes com a premiação. O Sebrae Minas nos apoia oferecendo capacitações para o aumento da nossa produtividade e vendas, estimulando o desenvolvimento do território”, conta o produtor Eduardo Pires, da Fazenda Ventura, um dos premiados.
Para a analista do Sebrae Minas Kele Vespermann, a premiação é um reconhecimento merecido ao trabalho dos produtores que tiveram o apoio da instituição na melhoria da gestão dos negócios e na qualidade dos queijos. “Desde 2015, o Sebrae Minas desenvolve diversas iniciativas voltadas para a valorização do trabalho dos produtores e da identidade e origem do queijo produzido no território. Além disso, apoiamos a criação de uma marca coletiva da Região do Serro, o fortalecimento da governança e estimulamos ações de acesso a novos mercados, como participações em feiras e evento do setor”, afirma.
Origem
Com aparência e sabor inigualável, o tradicional Queijo do Serro é uma produção artesanal da região composta por 11 municípios: Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas, Serro e Coluna.
O Queijo do Serro recebeu a Indicação Geográfica (IG), em 2011, na modalidade Indicação de Procedência (IP), concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O Sebrae Minas atua em parceria com a Associação dos Produtores Artesanais do Queijo do Serro (Apaqs) para valorizar a origem e a identidade do produto, estimular a geração de novos negócios, além de oferecer capacitações gerenciais.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Samuel Martins – [email protected]
(33) 99876-0329