ASN MG Atualização
Compartilhe

Queijo artesanal é protagonista de receitas de chefs mineiros

Visitantes poderão degustar os pratos durante o Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, realizado de 8 a 10 de junho, em Belo Horizonte
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

O queijo artesanal mineiro, além de encantar chefs do mundo todo, é um ingrediente versátil, que permite criações na gastronomia, podendo ser consumido em diferentes tempos de maturação, em receitas que vão muito além do pão de queijo. E quem é fã dessa iguaria, terá a oportunidade de provar variados pratos criados por chefs mineiros, durante o Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte.

Durante o evento, haverá o espaço Prepara Gastronomia, onde oito chefs mineiros irão apresentar pratos doces e salgados, que terão o queijo como protagonista. Cada chef usará queijos de duas regiões produtoras participantes do festival. Os pratos serão vendidos durante toda a programação.

Realizado pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg Senar, o Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais pretende valorizar o queijo artesanal produzido no estado, promovendo a gastronomia local, fortalecendo a economia e o turismo regional. A iniciativa também é uma oportunidade para os visitantes conhecerem mais sobre a cultura, tradições e sabores de Minas Gerais.

Entre os divulgadores do queijo artesanal do estado está o chef Eduardo Maya, participante de todas as edições do festival e que estará presente com seu restaurante Pitza. “A Dona Lucinha, famosa chef mineira, falava que nós temos que subir as montanhas e gritar. Temos que mostrar a nossa cultura, os nossos sabores para o mundo, e esse evento é um exemplo disso”, ressalta.

Sobre o uso do queijo na gastronomia ele só tem elogios. “Eu trabalho com o queijo mineiro há mais de 15 anos. Ele é um ingrediente que permite ser utilizado em diferentes tempos de maturação. e vem surpreendendo cada vez mais. Como eu falo com os produtores, temos um grande produto nas mãos”, completa.

O produtor Henrique Lamim, do Rancho Maranata, também acredita na força do festival para a valorização do queijo na gastronomia. “Esse evento valoriza o produto artesanal e muda a ideia de que o queijo serve apenas para acompanhar o café da tarde. É muito importante esse trabalho dos chefs mostrando essa versatilidade dessa iguaria na culinária. Hoje, atendo pedidos de pizzaria, buffet, restaurantes e vários outros estabelecimentos que querem ter um cardápio diferenciado, com o queijo artesanal de Minas dando mais sabor e identidade aos pratos.”

Regiões produtoras no estado

O queijo artesanal produzido em Minas Gerais é reconhecido internacionalmente como um dos melhores queijos do mundo. O ‘modo artesanal’ de se produzir queijo também leva o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. No estado, são 11 regiões produtoras participantes do Festival: Diamantina, Cerrado, Mantiqueira de Minas, Serra do Salitre, Araxá, Triângulo Mineiro, Serro, Canastra, Campo das Vertentes, Serras do Ibitipoca e Entre Serras da Piedade ao Caraça.

Cada região tem características que proporcionam sabores únicos aos queijos de cada parte do estado. A altitude, o solo, o clima, o tipo de vegetação e a água são fatores que influenciam no sabor e, claro, o modo de preparo define a aparência, umidade e textura.

O trabalho de dedicação dos produtores e o apoio que o Sebrae Minas e o Sistema Faemg Senar realizam têm contribuído para a melhoria da qualidade dos produtos e para aumentar a competitividade no mercado. Por meio do Projeto de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Agroindústria, o Sistema Faemg Senar leva ao pequeno e médio produtor rural orientações sobre processos de fabricação, adequação à legislação, programas de controle, de produção e gestão dos custos. A assistência técnica e o acompanhamento personalizado são realizados ao longo de dois anos e a iniciativa, promovida desde 2019, já beneficiou mais de 900 propriedades.

O Sebrae Minas atua próximo ao produtor com ações de acompanhamento técnico, palestras, consultorias e fortalecimento das associações. Também promove projetos de valorização da origem dos produtos e promoção do queijo mineiro em novos mercados, aumentando a competitividade de pequenos produtores do estado. Essas iniciativas têm garantido que os consumidores tenham acesso a queijos de alta qualidade, produzidos com responsabilidade social e ambiental.

Programação do festival

O Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais reúne cerca de 40 expositores, de 11 regiões produtoras do estado, que irão apresentar seus produtos, alguns deles premiados em competições nacionais e internacionais. Os visitantes poderão conhecer e degustar variedades de queijos, além de produtos que harmonizam com a iguaria, como mel, doces, geleias, café, azeite, cerveja artesanal, cachaça e vinho.

Durante o evento, será realizado o Seminário Técnico dos Queijos Artesanais de Minas, Agenda de Relacionamento e encontro de negócios, além de exposição e comercialização de queijos. O público também poderá se inscrever em seis oficinas ministradas por especialistas, com temas que vão desde a harmonização do queijo com outros produtos até a comercialização e conservação. O evento também conta com a aguardada “Votação Popular do Melhor Queijo do Festival”, em que os visitantes poderão fazer uma degustação às cegas e votar no queijo preferido. Haverá, ainda, atrações musicais ao vivo e espaço kids.

Para saber mais e se inscrever, acesse http://festivalqam.com.br/

-

Confira os pratos que farão parte do festival

Croqueta das Vertentes

Escondidinho de pulled pork com mix de queijos

Escondidinho de macaxeira, carne seca com requeijão e queijo entre Serras da Piedade

Baião de 2 com queijo de Alagoa

Risoto Mineiro (canjiquinha cremosa) com porco, almeirão e queijo de Araxá

Sanduíche de ciabatta com Pulled Pork, picles de jiló e lascas de queijo canastra

Lasanha Bolonhesa com queijo do Serro

Ravioli de queijo minas artesanal de Diamantina e Canelone de chester com requeijão e queijo do Serro

Bombinha de linguiça com barbecue picante Salitre

Choripan Mineiro de pirulito de linguiça, queijo do Triângulo Mineiro maçaricado, cebola marinada, rúcula e chimichurri no pão ciabatta.

Pizza Ibitipoca (molho de tomate, muçarela, frango desfiado, milho, cebola e queijo da Ibitipoca em cubos)

Pizza Cerrado (molho de tomate, muçarela, baru picado, manjericão, queijo do Cerrado)

Pastel Sabores: carne com queijo, queijo, especial

Cones salgados e doces: queijo, queijo com goiaba cascão, queijo doce de leite

Porção de croquetes de mandioca: Queijo Minas Artesanal do Triângulo Mineiro

Porção de pasteis de angu: Queijo Minas Artesanal do Serro (da D. Conceição de Itabirito)

Burguer de fraldinha com foduta de queijo do Triângulo Mineiro, farofinha de bacon e cebola caramelizada no pão brioche.

Caldo de cebola

-

SERVIÇO

5º Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais

Data: 8, 9 e 10 de junho. Das 10h às 22h.

Local: Expominas: Av. Amazonas, 6020 – Gameleira, Belo Horizonte – MG

A entrada é gratuita

Informações: festivalqam.com.br

  • Agronegócio
  • expominas
  • festival
  • megaleite
  • Queijo
  • Queijo artesanal