ASN MG Atualização
Compartilhe

Programa Territórios Empreendedores irá reunir lideranças de 16 municípios da região de Itaúna

Iniciativa promovida pelo Sebrae Minas terá o primeiro encontro, em Pará de Minas, para a construção colaborativa de uma agenda estratégica de crescimento sustentável
Por Thiago Carvalho (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

Para fortalecer a governança na região de Itaúna, e fomentar o desenvolvimento sustentável por meio da integração de lideranças locais, o Sebrae Minas realiza, nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Pará de Minas, o primeiro encontro do Programa Territórios Empreendedores. A iniciativa reunirá representantes dos setores público e privado, além do terceiro setor, de 16 municípios que compõem a região de Itaúna.

O objetivo do programa é construir, de forma conjunta e estratégica, uma agenda de desenvolvimento sustentável e colaborativa para a região. Para isso, será estruturada uma jornada do Programa LÍDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), promovido pelo Sebrae Minas, no âmbito da estratégia Territórios Empreendedores e do projeto Cidade Empreendedora.

A ação busca incentivar uma articulação entre lideranças locais para criar oportunidades de desenvolvimento econômico e social, além de soluções para desafios comuns enfrentados pelos municípios. O analista do Sebrae Minas Frederico Delfino explica que esta jornada é fundamental para alinhar expectativas, identificar vocações e prioridades regionais, e preparar o caminho para estruturar uma governança sólida, que sustente projetos de impacto coletivo. “O envolvimento direto das lideranças garante a efetividade das ações que serão definidas ao longo do programa”, destaca.

Agenda

No dia 30/6, as atividades acontecerão das 8h30 às 17h30, e no dia 1º/7, das 8h30 às 12h30. Esta etapa inicial denominada “Nosso Grupo”, marca o ponto de partida do processo de apropriação do território pelas lideranças selecionadas. Nesta fase, serão realizados encontros estruturados, nos quais os participantes compreendem os desafios e oportunidades locais, ao mesmo tempo em que constroem vínculos e confiança mútua, fundamentais para a atuação em rede.

O trabalhos seguirão ao longo dos próximos meses, com sete encontros temáticos: “Nosso Território” (11 e 12/8); “Nosso Panorama” (1º e 2/9); “Nosso Futuro” (13 e 14/10); “Nossas Possibilidades” (10 e 11/11); “Nossa Governança” (8 e 9/12); “Nossa Agenda” (3/2/2026); e “Nosso Compromisso” (3/3/2026). O processo será concluído com o Fórum “Amanhã do Nosso Território”, previsto para maio de 2026.

Programa Líder

O Sebrae já desenvolveu 70 projetos do Programa Líder em todo o país. São 800 municípios participantes, e três mil lideranças identificadas e ativas. A iniciativa qualifica estes líderes locais, promove uma gestão pública inovadora, gera inclusão social por meio do empreendedorismo, e cria ambientes de negócios favoráveis nos municípios participantes. O projeto dura, aproximadamente, 19 meses, sendo cinco meses de preparação interna do Sebrae, e 14 meses de implementação realizada por meio de oito encontros, e quatro fóruns de monitoramento.

A principal entrega da iniciativa é a elaboração de uma Agenda de Desenvolvimento Local construída pelos líderes participantes, com a facilitação de consultores do Sebrae, com ênfase nas potencialidades e oportunidades do território.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)
[email protected]

  • Governança
  • Itaúna
  • LIDER
  • lideranças
  • território