Produtores rurais e artesãos de Monte Santo de Minas participantes do projeto Origem Minas terão a oportunidade de comercializar seus produtos durante a Expam 2024, realizada entre os dias 27 e 30 de junho. No espaço Origem Minas, o público terá acesso aos cafés produzidos na região, produtos da agricultura familiar e o artesanato local. A iniciativa é resultado de uma parceria entre Sebrae Minas e Sistema Faemg/Senar para fomentar a competitividade dos pequenos negócios da agroindústria.
Este é o segundo ano do estande Origem Minas na Expam. O espaço foi viabilizado com apoio da Prefeitura Municipal, Sala Mineira do Empreendedor da cidade e da Associação Comercial e Industrial de Monte Santo de Minas (ACIMS). O secretário municipal de Governo e Desenvolvimento, Rodrigo Saulo Ribeiro, reforça a importância da participação dos produtores que trabalham, especialmente, com produtos de origem animal, certificados com o Selo de Inspeção Municipal (SIM). “O Sebrae Minas foi fundamental para a implantação do SIM, que permite a comercialização de queijos e mel nos 17 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal da Baixa Mogiana (Cimog). Muitos desses produtos de qualidade recebem o apoio do projeto Origem Minas, e acabam atraindo a atenção e o interesse dos visitantes que fomentam a agroindústria da região”, explica.
A cafeicultora Juliana Paulino Mello é uma das produtoras apoiadas pelo Origem Minas, da quinta geração de uma família de cafeicultores da cidade. Ela gerencia a propriedade que produz 6 mil sacas de café cru por ano, sendo 50% da produção vendida para fora do país. Há cerca de três anos, Juliana teve a oportunidade de participar de um das consultorias oferecidas pelo projeto Origem Minas sobre produção e qualidade pós-colheita. “Tudo que produzimos é com amor e dedicação. Na fazenda, nosso lema é produzir história por meio de sabores. O projeto tem nos ajudado a colher bons resultados e ter a certeza que estamos no caminho certo”, destaca.
Aprendizagem
Por meio do Origem Minas, os produtores rurais e artesãos do município recebem suporte empresarial do Sebrae Minas ao longo de todo o ano. A entidade promove uma trilha de capacitações para viabilizar o acesso a mercados e formalização dos empreendimentos ligados à agroindústria. Entre as atividades oferecidas está a Trilha de Transformação Digital, do programa Sebraetec, realizada no primeiro semestre deste ano.
Na fase inicial, os participantes do programa aprenderam como ganhar visibilidade e aumentar as vendas online utilizando ferramentas simples e oferecendo um bom atendimento aos seus clientes. Os produtores e artesãos ainda receberam consultorias sobre: inovação, gerenciamento de tempo e produtividade.
“Após serem capacitados pelo Origem Minas, os artesãos e pequenos negócios da agroindústria local terão a oportunidade de divulgar seus produtos e aumentar suas vendas durante a Expam 2024. Mais do que nunca, eles estão preparados para oferecer produtos de qualidade e conquistar cada vez mais consumidores”, destaca a analista do Sebrae Minas Lucilene Pessoni.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
(37) 98829-3910 (WhatsApp) – [email protected]