ASN MG
Compartilhe

Peregrinos celebram Santo Antônio com evento na Rota Caminhos Franciscanos

Ação fez parte do projeto apoiado pelo Sebrae Minas para estímulo do turismo religioso, rural e de base comunitária no Vale do Mucuri
Por Redação
ASN MG
Compartilhe

O Sebrae Minas é um dos parceiros do projeto Rota Caminhos Franciscanos no Vale do Mucuri. E para estimular as primeiras atividades turísticas no percurso e celebrar a retomada dos eventos religiosos após a interrupção pela pandemia, a instituição apoiou a Paróquia São Francisco, de Teófilo Otoni, na realização da tradicional festa de Santo Antônio da comunidade Capitólio. O evento ocorreu em 12/6, também conduzido pelo Comitê Executivo do projeto.

Segundo a analista do Sebrae Minas Déborah Constantino, a celebração foi uma oportunidade para um grupo de peregrinos conhecer a Rota Caminhos Franciscanos. “Foi, ainda, uma capacitação na prática, na qual os novos empreendedores tiveram a experiência de organizar um evento e receber os turistas”, pontua, informando que a intenção é inserir a festa no calendário de atrações turísticas da região.

Os peregrinos foram recepcionados no trecho 3 da rota, que liga a Igreja Santa Rita, na Lajinha, à Igreja de Santo Antônio, em Capitólio, passando pela Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade Brejaúba. A programação foi encerrada com uma missa.

Turismo religioso

Desde 2019, o projeto Caminhos Franciscanos estimula o turismo religioso no Vale do Mucuri. Por meio de visitações de grupos especializados e de oficinas com os participantes, houve a estruturação da logomarca e da identidade visual da rota. O trajeto começa na Igreja de São Francisco de Assis, no Jardim das Acácias, em Teófilo Otoni, e termina na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri, passando pelas comunidades rurais da Suíça 2, Capitólio, Gameleira, Cachoeira de São Mateusinho e pela Barragem de Poquim.

Apesar de ainda estar em fase de estruturação, a rota já está apta a receber caminhantes, peregrinos e ciclistas. Para fazer a caminhada é necessário retirar o Passaporte do Peregrino na Secretaria de uma das Igrejas e agendar todos os atendimentos previamente. Ao carimbar o passaporte nos seis pontos de apoio da Rota, o peregrino recebe o certificado e uma lembrança especial dos Caminhos Franciscanos.

“O Comitê Executivo agora se prepara para as atividades previstas por ocasião da Festa de Agosto, com uma agenda de experiências a ser oferecida aos turistas”, ressalta Déborah Constantino.

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Catherina Dias – (31) 97146-7528

[email protected]

Flávia Ferraz – (31) 3292 8660 | (34) 99913-7999

[email protected]

  • rota caminhos franciscanos
  • sebrae minas
  • Vale do Jequitinhonha
  • Vale do Mucuri