Empreendedores de Morada Nova de Minas, no Noroeste do estado, contam agora com um novo sistema que facilita o processo de abertura de empresas. O município aderiu ao Redesim + Livre, iniciativa do Governo de Minas, realizada por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg), em parceria com o Sebrae Minas, por meio do Programa Territórios Mais Atrativos.
Além da plataforma de integração de dados, que contribui para a desburocratização e facilita o processo de criação de novas empresas, o sistema inclui os princípios da Lei de Liberdade Econômica, que geram um ambiente mais propício ao empreendedorismo. O projeto inovador resulta da união entre a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e o Programa Estadual de Desburocratização – Minas Livre para Crescer.
“Iniciamos este processo no ano passado e, desde o dia 3 de abril, o programa está em funcionamento no município, garantindo mais agilidade e segurança para os empreendedores”, explica a analista do Sebrae Minas Isabella Silva. Com a iniciativa, negócios que envolvem atividades de baixo risco podem ser abertos de forma imediata.
Mais informações: Sala Mineira do Empreendedor de Morada Nova de Minas, por meio do telefone (37) 9948-0764.
Programa Territórios Mais Atrativos
Iniciativas que apoiam gestores públicos na criação de um ambiente mais favorável aos negócios são promovidas pelo Sebrae Minas por meio do Programa Territórios Mais Atrativos. A Lei de Liberdade Econômica (LLE) é uma das três frentes de atuação do programa, junto com a Regularização Fundiária e Atração de Investimentos. A LLE busca reduzir burocracias e agilizar a formalização de empresas, com consultoria do Sebrae para automatizar processos. Em 2024, 35 municípios implementaram essa modernização.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Henrique Ulhoa (Stark)
(31) 99445-2460
henrique.stark@sebraemg.com.br