ASN MG Atualização
Compartilhe

Minas Gerais sedia o Seminário Internacional de Turismo Religioso

Evento gratuito e aberto ao público será realizado entre os dias 27 e 28 de julho, no município de Itambacuri, no Vale do Mucuri
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

O turismo religioso movimenta mais de R$ 15 milhões todos os anos no Brasil. De acordo com o Ministério do Turismo, são mais de 300 municípios no país com atrativos relacionados ao segmento. A fé extrapola os limites geográficos, atraindo, anualmente, cerca de 30 mil visitantes estrangeiros para os destinos religiosos brasileiros. Diante da importância do segmento, o Sebrae Minas promove de 27 a 28 de julho, o Seminário Internacional de Turismo Religioso. O evento é realizado na cidade de Itambacuri, no Vale do Mucuri, conhecida pela religiosidade franciscana. As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas neste link.

Durante os dois dias do evento, o Santuário Nossa Senhora dos Anjos vai receber especialistas nacionais e internacionais para discutir sobre o desenvolvimento de destinos turísticos que envolvem a fé e a peregrinação. O tema do seminário será “Fé e devoção pelos caminhos de Minas”.

A programação do evento inclui a palestra magna no dia 27 de julho, às 14h, com o Frei Arles Dias de Jesus, ministro provincial dos Frades Menores Capuchinhos. Em sua apresentação, o religioso vai falar sobre os 150 anos da presença franciscana no Vale do Mucuri e como o turismo religioso contribui, de forma significativa, para o desenvolvimento social, cultural e econômico da região. “Os santuários confiados à nossa ordem são centros de evangelização e de devoção, com destaque à realização de ações de solidariedade oferecidas aos menos favorecidos”, afirma Frei Arles.

Haverá ainda o painel “Turismo religioso e rotas peregrinas – Um fenômeno global de desenvolvimento integrado”, com participação do gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas, Rogério Nunes, que vai falar sobre as ações do Sebrae Minas no apoio e estímulo ao turismo religioso na região que deu origem a formatação da Rota Turística Caminhos Franciscanos. Também participam do painel representantes da Câmara Paraguaia de Turismo das Missões Jesuíticas e da Associação dos Amigos do Caminho da Fé.

No mesmo dia, será realizado o painel “Destinos da fé e devoção – Desafios e oportunidades para os destinos de turismo religioso na atualidade”, que abordará os cases do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), e do Parque Religioso Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga (SC).

Já no dia 28 de julho, às 14h, a discussão será sobre “A fé que move o turismo: promoção e comercialização turística no Brasil”, com a presença da consultora e jornalista Isabella Ricci, e do presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), Peter Mangabeiras. Em seguida, será apresentado o painel “Espiritualidade, diversidade e identidade – O diálogo ecumênico como valor para o turismo”.

O Seminário Internacional de Turismo Religioso é uma realização do Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura de Itambacuri, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e das paróquias de Nossa Senhora dos Anjos e São Francisco de Assis. O evento ainda tem o apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, Prefeitura de Teófilo Otoni, Sindcomércio de Teófilo Otoni e CDL de Itambacuri.

Caminhos Franciscanos

A realização do Seminário Internacional de Turismo Religioso fortalece ainda mais o trabalho que tem sido realizado pelo Sebrae Minas, entidades parceiras e lideranças locais, desde 2019, para mobilização e fortalecimento do turismo religioso na região. Na época foi realizado um mapeamento técnico entre Itambacuri e Teófilo Otoni para a criação de um produto que valorizasse a identidade local. Em virtude da história do trecho entre as duas cidades – que desde os fins do século XIX era percorrido pelos frades capuchinhos da ordem franciscana para vender e trocar os produtos que faziam nos vilarejos de Aldeamento (Itambacuri) e Filadélfia (Teófilo Otoni) – foi criada a Rota Caminhos Franciscanos.

“O projeto valoriza o potencial religioso, os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região, além da produção artesanal e do turismo de base comunitária. A partir do fortalecimento das ações coletivas da comunidade local em prol do desenvolvimento econômico e sustentável dos destinos turísticos, o Sebrae Minas promoveu diversas capacitações para os 20 empreendimentos credenciados e já inseridos no guia de turismo da rota, que contempla as zonas urbanas e rurais das cidades”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A Rota Caminhos Franciscanos pode ser iniciada pela cidade de Teófilo Otoni, há 447 km da capital mineira, à nordeste do estado, com acesso pela BR-116. Informações sobre os atrativos do destino, meios de hospedagens, Passaporte do Peregrino, próximos eventos e trajeto completo da viagem podem ser obtidas pelo site www.caminhosfranciscanos.com.br.

-

PROGRAMAÇÃO

27/7 (quinta-feira)

12h às 13h: Credenciamento

13h: Solenidade de Abertura

14h: Palestra Magna “Uma Missão de Fé da Itália ao Brasil – 150 Anos da Presença Franciscana no Vale do Mucuri”, com frei Arles Dias de Jesus, ministro provincial dos Frades Menores Capuchinhos (RJ e ES)

15h: Intervalo

15h30: Painel “Turismo Religioso e Rotas Peregrinas – Um fenômeno global de desenvolvimento integrado”, incluindo os temas “Rota Jesuítica Internacional”, com Beatriz Areválo, da Câmara Paraguaya de Turismo de las Misiones Jesuíticas; “Caminho da Fé”, com Camila Basso Teixeira, da Associação dos Amigos do Caminho da Fé; e “Caminhos Franciscanos”, com Rogério Nunes, gerente da Regional Vales do Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas

17h às 18h30: Painel “Destinos da fé e devoção – Desafios e oportunidades para os destinos de turismo religioso na atualidade”, incluindo tópicos sobre o Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade, com padre Wagner Calegário de Souza (Caeté/MG); e o Parque Religioso Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, com Paulo Roberto Ribeiro, secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer de Ituporanga (SC); a mediação será de Frei Eduardo Melo, do Santuário Nossa Senhora dos Anjos (Itambacuri/MG).

-

28/7 (sexta-feira)

13h30: Apresentação do Coral Canta Cultura de Itambacuri

14h: Painel “A Fé que move o Turismo: promoção e comercialização turística no Brasil”, com participações de Peter Mangabeiras, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav), e da consultora e jornalista, Isabella Ricci.

15h30: Intervalo

16h: Painel “Espiritualidade, Diversidade e Identidade – O diálogo ecumênico como valor para o turismo”, com as participações do pastor Joel Francisco Dacothe Jr, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (Teófilo Otoni/ MG), e do pastor Jonas Boaventura (Anápolis/GO); mediação do padre Honório José Siqueira, da Paróquia São Francisco de Assis (Teófilo Otoni/MG)

17h30: Encerramento

-

SERVIÇO

Seminário Internacional de Turismo Religioso

Data: 27 e 28 de julho

Horários: 13h às 18h30 (dia 27) e 13h30 às 17h30 (dia 28)

Inscrições: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-internacional-de-turismo-religioso-de-minas-gerais/2042432

Entrada gratuita

-

Assessoria de Imprensa I Prefácio Comunicação

Samuel Martins – [email protected]

  • Caminhos Fransciscanos
  • rota caminhos franciscanos
  • turismo
  • turismo religioso