Diante da necessidade de preparar os territórios para torná-los mais atraentes aos negócios, vários prefeitos, secretários e servidores municipais de nove cidades do Triângulo Mineiro se reuniram na manhã desta quarta-feira (20/2), em Uberaba, para um seminário sobre o tema. O encontro fez parte do programa Territórios Mais Atrativos, do Sebrae Minas, em uma parceria da entidade com a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), com apoio do Parque Tecnológico de Uberaba.
O seminário abordou temas importantes para as cidades mineiras, como “Desburocratização e Liberdade Econômica”, “Regularização Fundiária e sua Relação com o Desenvolvimento Econômico”, e “Implementando a Política Municipal de Inovação”. O evento também contou com a apresentação de um caso de sucesso sobre as práticas de desenvolvimento econômico implementadas em Varginha, no Sul de Minas.
O analista do Sebrae Minas Marcius Mendes explicou que a iniciativa busca tornar a região mais atrativa para novos investimentos. “Queremos apoiar os agentes públicos a fomentar ainda mais a atividade empreendedora, com estímulo à inovação, gerando emprego e renda. Além disso, o Sebrae oferecerá consultoria gratuita aos municípios para regulamentar a legislação da Lei da Liberdade Econômica, visando à implementação efetiva dessa lei para mudar a realidade do desenvolvimento local”, destaca.
A prefeita de Uberaba e presidente da Amvale, Elisa Araújo, destacou a importância da parceria dos municípios com o Sebrae Minas. “Quando conseguimos atrair investimentos, é uma tradução de confiança do empresariado na potencialidade do município. Isso gera qualidade de vida para a nossa população, porque carteira assinada é comida no prato do cidadão”, afirma.
Programa Territórios Mais Atrativos
O Sebrae Minas atua em três grandes esferas de negócios: o Suporte Empresarial, o Desenvolvimento Econômico e a Educação Empreendedora. A frente de Desenvolvimento Econômico abrange trabalhos para apoiar os municípios mineiros na construção de ambientes que favoreçam a atividade empreendedora, fortaleçam os pequenos negócios, alavanquem a inovação, a geração de emprego e renda nos diferentes territórios do estado.
O programa Territórios Mais Atrativos tem o objetivo de apoiar agentes públicos e lideranças locais em todos os processos para tornar os territórios mais atraentes aos negócios por meio da melhoria do ambiente para empreender. Em 2024, o Sebrae Minas vai atuar em quatro temas prioritários para estimular o dinamismo econômico dos territórios: Liberdade Econômica, Marco Legal da Inovação, Atração de Investimento e Regularização Fundiária.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Triângulo
Vanessa Braga – [email protected]