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Rotas e destinos turísticos de Minas Gerais são apresentados na Expo Turismo Goiás

O objetivo é promover o Destino Minas, especialmente a gastronomia e o carnaval 2025, atrair investimentos e gerar novas oportunidades de negócios
Por Redação
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Nos dias 4 e 5 de julho, o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), participou da maior feira de turismo da região Centro-Oeste, a Expo Turismo Goiás. O objetivo é promover Minas Gerais, suas rotas e destinos turísticos, grandes eventos, além de atrair investimentos.

O estande de Minas apresentou, principalmente, o potencial da sua gastronomia, com experiências de degustação com chefs mineiras. A iniciativa destacou o “Ano da Cozinha Mineira – Clássica e Contemporânea”, levando os aclamados sabores, aromas e o conhecimento culinário mineiro para além de suas montanhas. O público teve acesso à tradicional mesa posta, com produtos como café, queijos, pães de queijo, azeite e doces; uma pequena mostra da alma e diversidade de Minas, um espaço de prosa e comida gostosa.

No primeiro dia do evento, os participantes acompanharam a Cozinha Viva com a Chef Carol Fadel, que preparou uma Moela à milanesa com aioli de limão capeta, e com a chef Clara Magalhães, que fará um Tartare de carne de sol com chips de jiló e bernaise de manteiga de garrafa. No dia 05, a aula aberta de Clara Magalhães mostrou o preparo de um Copa lombo prensado com confit de mandioca e molho de melado e limão. Carol Fadel fez uma Manjubinha frita com molho tártaro, um picles de quiabo. A escolha das chefs buscou reconhecer a influência e a relevância das mulheres na formação da culinária mineira.

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) atuou em conjunto com a Secult-MG durante a feira. Para o diretor de Administração e Finanças, o evento foi mais uma oportunidade de mostrar a relevância do turismo e cultura de Minas Gerais. “Fomentar iniciativas de promoção do Estado e suas riquezas históricas, culturais, naturais e sua deliciosa gastronomia, é promover também a atração de novos negócios, turistas, movimentação da economia, e que consequentemente geram novos postos de trabalho e oportunidades de emprego e renda para os mineiros”, pontuou.

Invest Minas Tur

Durante o evento, foi apresentada a Invest Minas Tur, plataforma que conecta oportunidades de negócios no turismo de Minas Gerais a investidores e interessados, como disponibilidade de terrenos e imóveis. Funcionou como uma vitrine oficial para cadastramento de atrativos por proprietários e gestores municipais. A Invest Minas atraiu R$ 3,7 bilhões em investimentos e gerou mais de 20 mil empregos desde 2022.

Atração de eventos

A secretária Adjunta de Comunicação do Estado de Minas Gerais, Bárbara Botega, falou sobre a importância dos eventos para o estado. “O governo de Minas entende a indústria de eventos em toda sua potência para geração de emprego e renda. Uma diversidade de setores é beneficiada em cada evento realizado, de maneira que estamos trabalhando políticas para atrair mais eventos para o Estado, reconhecendo inclusive a vocação de Minas Gerais como povo reconhecidamente hospitaleiro e acolhedor que é”, diz.

Carnaval 2025

O Sebrae Minas apresentou duas importantes rotas turísticas do estado: Bahia Minas e Café do Cerrado, além do potencial turístico e o crescimento do Carnaval mineiro.

“Durante a Expo Turismo Goiás, levamos sete receptivos mineiros que irão oferecer produtos e serviços de vários destinos do estado, incluindo as rotas turísticas Bahia-Minas e Café do Cerrado Mineiro. A iniciativa do Sebrae Minas e da Secult tem o objetivo de promover o turismo e atrair um número cada vez maior de visitantes para o estado. Além disso, apresentamos um plano de ação que vai preparar os pequenos negócios mineiros para a data mais festiva do ano: o Carnaval. São iniciativas que vão melhorar a gestão desses empreendimentos e a qualidade dos serviços oferecidos, estimulando a geração de receita, a organização financeira e o desenvolvimento sustentável dos negócios da folia”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Além da profissionalização, o secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas de Oliveira, atribuiu o sucesso do Carnaval à soma da organização da festa com os atrativos turísticos e culturais, além da segurança do Estado.

O Sebrae Minas vai apresentar duas importantes rotas turísticas do estado: Bahia Minas e Café do Cerrado, além do potencial turístico e o crescimento do Carnaval mineiro

Delegacia de Eventos e Apoio ao Turista

O Governo de Minas Gerais, por meio da Polícia Civil, está reestruturando a Delegacia de Eventos e Apoio ao Turista (Deptur). A ação destaca a importância da segurança na escolha de destinos turísticos. A Delegacia será integrada à Superintendência de Investigação e Polícia Judiciária, ampliando sua atuação para incluir unidades nos aeroportos de Confins e da Pampulha, além da rodoviária. Com isso, os turistas são acolhidos desde sua chegada ao território mineiro. A Deptur também opera com uma delegacia móvel, garantindo segurança em feiras, festas e eventos por todo o estado de Minas Gerais.

A hora do pão de queijo

O Centro de Convenções Goiânia teve um dos aromas mais gostosos de Minas, o cheirinho de pão de queijo quente. Quitute conhecido da culinária brasileira, parte importante da gastronomia do estado, a iguaria será representada pela premiada A Pão de Queijaria. Ainda no tema queijo, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) vai apresentar o “Queijo Minas Patrimônio Unesco”.

No estande de Minas também houve degustação de vinhos. Com o crescimento da produção no estado, Minas Gerais entrou na rota do enoturismo, fomentando o setor turístico, principalmente no Sul de Minas e na Serra da Mantiqueira. Uma harmonização perfeita com clima, gastronomia e montanhas.

Sobre Expo Turismo Goiás

A 4ª edição da Expo Turismo Goiás aconteceu nos dias 4 e 5 de julho de 2024, no Centro de Convenções de Goiânia. A Expo Turismo Goiás foi promovida em parceria com a Goiás Turismo, Secretaria da Retomada, Goiânia Convention, Cetur, Sebrae GO, Fecomércio, Sesc e Senac, ABIH-GO, ABAV-GO, Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás e demais entidades do trade turístico de Goiás.

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