O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, visitou na tarde desta quinta-feira (6/7), junto com o governador Romeu Zema, a 32ª edição da Expocachaça Brasil, na Serraria Souza Pinto, no Centro da capital. O superintendente do Sebrae Minas, Afonso Maria Rocha, também esteve presente no evento destinado à comercialização e à divulgação de várias cachaças artesanais de todo o país.
Acompanhado por Marcelo Silva, Zema esteve no espaço do projeto Origem Minas, iniciativa do Sebrae e do Sistema Faemg para estimular a valorização e a competitividade dos produtos da agroindústria e aproximar os produtores de compradores mineiros.
“Temos que nos unir para tirar os produtores da informalidade. O trabalho em parceria é fundamental para agregar valor, para ter o produtor na ponta vendendo, gerando emprego e renda, como fizemos com outros produtos, a exemplo dos queijos artesanais”, afirmou o governador mineiro.
O estande do Origem Minas conta com a exposição de produtos que expressam a mineiridade, como cachaças, geleias, biscoitos, cafés, doces e farofas, de várias regiões do estado. Ao todo, 20 produtores participam da feira em 2023, sendo cinco de cachaças.
Marcelo de Souza e Silva falou sobre a importância do projeto no crescimento dos pequenos negócios da agroindústria. “Esse evento possibilita que os empresários do setor possam mostrar e comercializar seus produtos, não só para o público que visitará a exposição, mas também para aqueles que querem fazer negócios e levar produtos para outros estados. Por isso, o trabalho do Sebrae, por meio do Origem Minas, tem o objetivo de orientar, qualificar e acompanhar esses produtores para que eles busquem novos fornecedores e aumentem suas vendas”, explica.
Sobre o evento
Considerado como o maior evento do setor no Brasil, a Expocachaça 2023 acontece de 6 a 9 de julho e reúne 160 produtores de 18 estados brasileiros e um do Chile. O evento contará com diversos shows e degustação de vários tipos de cachaças e cervejas artesanais. A expectativa é que ele tenha um público em torno de 20 mil pessoas. Nas edições anteriores em Minas Gerais, a Expocachaça gerou R$ 465 milhões em negócios.
SERVIÇO
Expocachaça 2023
Data: 6 a 9 de julho
Local: Serraria Souza Pinto ( Avenida Assis Chateaubriand, 889 – Centro – Belo Horizonte)
Ingressos: Sympla
Assessoria de Imprensa – Prefácio Comunicação
Roger Dias – (31) 3379-9275 / 9271 / 9278