ASN MG Atualização
Compartilhe

Festival do Queijo Artesanal de Minas abre inscrições para oficinas de harmonização de queijos

Apreciadores de queijo e visitantes poderão conhecer mais sobre a produção dessa iguaria e novas possibilidades de consumo
Por Da redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

O Festival do Queijo Artesanal de Minas está em sua 5ª edição, destacando a importância do queijo artesanal produzido no estado na gastronomia nacional e internacional. O evento, promovido pelo Sebrae Minas e pelo Sistema Faemg Senar, será realizado de 8 a 10 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte, oferecendo a oportunidade para apreciar e aprender sobre a tradição e qualidade dos queijos artesanais de Minas Gerais. Um dos destaques do evento são as oficinas de harmonização de queijo. Serão seis oficinas ao todo, sendo duas por dia, com temas variados com a curadoria do Eduardo Girão, jornalista e um dos grandes especialistas em queijo do Brasil.

Na oficina “Quem é quem dos queijos mineiros”, a especialista Catarina Pena, do Senar, irá explicar sobre os tipos de queijo do estado e suas diferenças sensoriais.

Já na oficina “Além do Romeu e Julieta”, Eduardo Girão traz as combinações entre queijos e doces, além de outras dicas valiosas para impressionar os mais diversos paladares. Os participantes vão saber ainda como o mel, geleia e outros ingredientes podem mudar a experiência de consumir queijo.

A oficina “Vender queijo hoje” é essencial para quem trabalha no mercado de queijos. Ministrada por Guilherme Vieira, proprietário da loja Roça Capital, a oficina trata sobre estratégias de marketing e outros assuntos relevantes para quem trabalha nesse mercado.

Na oficina “Conservar e maturar em casa”, da consultora do Senar Renata de Paoli, o participante vai aprender o segredo para maturar o queijo e as diferentes formas de consumi-lo no dia a dia. Esse tema interessa também aos lojistas, que poderão usar essas informações para orientar sua clientela.

A oficina “Queijo Minas Artesanal de Casca Florida” terá a presença ilustre do professor Luiz Rosa, um dos responsáveis pela pesquisa que possibilitou o reconhecimento do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida. Além de falar sobre esse tipo de queijo, ele também irá explicar sobre a função dos fungos e como eles influenciam na produção.

E, por fim, na oficina “Queijos e vinhos de Minas”, a dupla de especialistas Eduardo Girão e Ana Borges (sommelier) apresentarão harmonizações de queijos e vinhos produzidos em Minas Gerais, mostrando a excelência e diversidade sensorial.

Em todas as oficinas haverá degustação. As inscrições devem ser feitas pelo link https://www.hbatools.com.br/__1342 e o valor é de R$50, cada.

Projeto Origem Minas

Durante o evento, os visitantes também poderão conhecer mais sobre o projeto Origem Minas, iniciativa do Sebrae Minas criado há 10 anos para apoiar e fomentar pequenas e microempresas da agroindústria mineira de cachaça, doce, geleia, queijo, café e mel, ampliando o acesso a novos mercados e ao consumidor final. O projeto oferece capacitação em gestão, tecnologia, boas práticas de fabricação, design de embalagens, rótulos, logomarcas, rodadas de negócios e participação em feiras e eventos. No estande do Origem Minas, os visitantes do festival poderão degustar e comprar os produtos apoiados pelo projeto.

Empório Sistema Faemg Senar

O Festival contará, também, com o Empório Sistema Faemg Senar, uma vitrine para que produtores rurais possam expor e comercializar os seus produtos. São cafés, doces, quitandas, defumados, licores e geleias, fabricados com o capricho e qualidade típicos dos produtores rurais mineiros, e a expertise adquirida em cursos, treinamentos e Assistência Técnica e Gerencial do Senar Minas.

Programação

Com mais de 40 expositores confirmados, o Festival do Queijo Artesanal de Minas se consolida como o maior evento do segmento no país. Os visitantes terão a chance de experimentar uma grande variedade de queijos, sabores e texturas, e conhecer sobre métodos de produção e a conexão com as comunidades locais. Onze estandes irão apresentar cada região produtora do queijo de Minas Gerais, trazendo um pouco da cultura, o turismo e os sabores de cada local, por meio dos produtos alimentícios e de artesanato.

No evento haverá, ainda, o Prepara Gastronomia, um espaço onde oito chefs mineiros irão apresentar pratos doces e salgados, tendo o queijo artesanal como o principal ingrediente. Cada chef usará queijos de duas regiões produtoras participantes do festival. Os pratos serão vendidos durante toda a programação do festival.

O evento também conta com a aguardada “Votação Popular do Melhor Queijo do Festival”, na qual os visitantes poderão fazer uma degustação às cegas e votar no queijo de sua preferência. Para completar a programação para toda a família, haverá atrações musicais e espaço kids.

Para maior comodidade, faça o pré-cadastro no site do evento para garantir a sua entrada: https://www.hbatools.com.br/__1342

-

SERVIÇO

5º Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais

Data: 8, 9 e 10 de junho. Das 10h às 22h.

Local: Expominas: Av. Amazonas, 6020 – Gameleira, Belo Horizonte – MG

A entrada é gratuita

Como vai funcionar: É feito o pré-credenciamento no site e, na entrada dos eventos, é só mostrar o QR Code para retirar o crachá e aproveitar toda a programação do Festival. https://www.hbatools.com.br/__1342

Oficinas: Para quem quiser participar das oficinas, é cobrado um valor de R$50 e a inscrição deve ser feita também pelo link: https://www.hbatools.com.br/__1342

Para outras informações sobre o Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais, acesse o site oficial do evento: http://festivalqam.com.br/

  • Festival do Queijo Artesanal de Minas Gerais