Nove empreendedores de Divinópolis, acompanhados do presidente do Sindicato da Indústria do Vestuário do município (Sinvesd), Mauro Célio de Melo Júnior, estiveram na Missão Integra Moda, nesta semana (29/ a 31/7), em Caruaru (PE). O Polo de Confecções do Agreste, que abrange as cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, é um dos maiores centros de produção têxtil do Brasil.
Promovida pelo Sebrae Minas, a visita técnica contemplou diversas atividades. Entre elas, a Rodada de Negócios, realizada há 19 anos pela Associação Comercial e Industrial de Caruaru (Acic), e que reúne compradores e expositores de todo o país. A experiência proporcionou conhecimento sobre as boas práticas locais, com foco na infraestrutura e dinâmica das Rodadas de Negócios.
A comitiva de Divinópolis também visitou o Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), onde foram apresentadas iniciativas de inovação, cooperação e intercâmbio de informações entre empresas, governo e instituições de ensino. No Armazém da Criatividade – Porto Digital, os empreendedores conheceram as parcerias estratégicas que impulsionam o crescimento do setor têxtil na região, a partir de uma base tecnológica e equipamentos de alta performance. O local ainda funciona como espaço para desenvolvimento de novos negócios.
O analista do Sebrae Minas Denis Magela, que acompanhou a missão, afirma que a experiência colabora com a construção de ideias para a Rodada de Negócios do vestuário, que será realizada em Belo Horizonte, nos dias 2 e 3 de setembro, e vai reunir 25 empresários do setor, com foco no polo de confecção de Divinópolis. “Caruaru tem uma infraestrutura robusta e parcerias eficazes. Conhecer a dinâmica que faz do agreste pernambucano uma referência no setor têxtil é um fator que motiva e inspira”, explica.
Ampliar horizontes de atuação, e conhecer novas formas de empreender, foram as principais oportunidades destacadas pelo presidente do Sinvesd. “Essa iniciativa do Sebrae Minas foi importante, também, para entender como se dão as parcerias entre o setor produtivo e o governo de Pernambuco, além da relevância das feiras anuais para fomentar as vendas que, em Caruaru, chegam a R$ 60 milhões. Temos que nos unir e aprender com eles, principalmente na desburocratização dos processos”, destaca.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste
Thiago Carvalho (Stark)
(37) 98829-3910 (WhatsApp)