Empreendedores que investiram na produção artesanal de chocolate na Páscoa deste ano estão apostando na criação de novos produtos para conquistar os clientes. Entre os itens que serão mais produzidos, estão ovos de Páscoa gourmet de sabores diferenciados, chocolates artesanais em barras, trufas e doces temáticos que remetem à símbolos da festividade.
Em Curvelo, região central do estado, Lorena Fonseca, de 32 anos, é proprietária da Brownie da Loh. A empreendedora espera aumento de 20% em relação às vendas do ano passado, com foco nas lembrancinhas como estratégia para alavancar o faturamento. “Em 2023, trabalhei somente com os ovos grandes. No entanto, percebi que um produto de menor valor possibilita ao cliente presentear mais pessoas e, com isso, ele acaba comprando mais”, explica.
No cardápio, ovinhos pequenos (50g), barrinhas de chocolate e mini bolos de cenoura com orelhinhas, e bombons de cacau. Para realizar as vendas, Lorena utiliza as redes sociais – WhatsApp e Instagram, que são fontes da maior parte dos lucros. Hoje, a empreendedora tem cinco funcionários fixos, mas precisou contratar um temporário devido ao aumento dos atendimentos para a Páscoa.
Trabalhando com doces desde 2019, Lorena abriu mão do salão de beleza, durante a pandemia, e se dedicou ao que, até então, era sua renda extra. Com capacitações e um bom atendimento, há dois anos, ela tem um ponto físico onde atende como doceria e café. A qualidade dos produtos oferecidos e a busca constante por conhecimento são seus pontos fortes. “O clima quente da cidade dificulta trabalhar com o chocolate. Mantemos a temperatura correta e fazemos produtos bem feitos. Nesta Páscoa, estamos otimistas com as vendas”, afirma.
Estratégia de marketing digital impulsiona vendas
Ovos de páscoa tradicional, de colher trufados e kit de degustação. Essas são as apostas da empreendedora Juylha Castro, de 36 anos, de Pompéu. A Doces da Juylha celebra a sua nona Páscoa com grandes expectativas. Aproveitou a boa fama que os doces ganharam nos casamentos, aniversários e batizados e decidiu investir nos seus sabores. “Para promover uma bela experiência para o cliente, decidimos criar um kit composto por seis opções de doces diversos. São ovos menores, com os produtos já reconhecidos na cidade”, destaca.
Coco queimado, franuí (trufa de chocolate branco com geleia de framboesa), trufa de chocolate branco com geleia de damasco, quatro leites com geleia de frutas vermelhas, e trufa de chocolate ao leite com cereja são alguns dos pedidos. Além do município local, Juylha tem clientes de Sete Lagoas, Belo Horizonte, Martinho Campos, Abaeté e Bom Despacho, consequência do forte trabalho nas redes sociais – WhatsApp e Instagram.
Uma das estratégias utilizadas pela empreendedora é gerar expectativa nos clientes. Prova do sucesso são os números iniciais deste ano. Apenas no primeiro dia de vendas para a Páscoa, realizou 220 vendas de ovos. Foram mais de 16 horas ininterruptas em atendimento, e a expectativa é aumentar 20% das vendas em relação ao ano passado, quando foram vendidos 600 ovos.
“Como a produção é feita em casa, e eu fico responsável, também, por cuidar da minha mãe, eu a levo para um hotel durante a semana das entregas, por conta da grande demanda. Ela curte umas férias e, eu, muito trabalho”, comenta a empreendedora.
No mercado desde 2015, Juylha começou o negócio por necessidade, quando ficou desempregada. Formada em Administração Pública, vendia doces pelas ruas da cidade. Hoje, conta com duas ajudantes fixas, e vai contratar mais quatro para as entregas e atendimento no período da Páscoa.
Pesquisa Sebrae – Páscoa
Oito a cada dez empreendedores afirmaram que os insumos foram os responsáveis pelo aumento dos custos da produção artesanal de chocolate na Páscoa deste ano. É o que aponta pesquisa feita pelo Sebrae Minas no início de março, com 99 empreendedores mineiros do projeto ’Jornada da Confeitaria’.
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