Belo Horizonte/MG sediou, nesta quinta-feira (23), a apresentação do Plano Brasis. A iniciativa desenvolvida em parceria entre a Embratur, o Sebrae e o Governo de Minas Gerais, detalhou ao trade turístico local os diagnósticos e estratégias para impulsionar a internacionalização do turismo, ressaltando a potencialidade dos destinos mineiros e colocando o estado no centro das ações de promoção global.
O evento apresentou diretrizes que nortearão a promoção do país nos próximos anos, enfatizando o papel de Minas Gerais no cenário nacional e da sinergia entre as ferramentas promocionais nacionais e estaduais. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o Plano Brasis representa uma virada na forma de comunicar o país para o mundo. “O Plano Brasis nasce da compreensão de que o mundo mudou e que não podemos promover um país tão diverso como o nosso de forma genérica. O que funciona para um estado não funciona para outro. Por isso, estamos customizando as ações”, disse.
Marcelo Freixo destacou que o estado possui pilares para uma grande projeção internacional, que agora precisam ser ativados de forma estratégica. “Minas tem uma potência cultural, gastronômica, histórica e natural que é espetacular. Mas ter um destino incrível não garante, sozinho, a atração de visitantes. É preciso trabalho técnico, inteligência de dados e promoção direcionada. Já estamos fazendo isso e Inhotim, por exemplo, é destaque em nossa nova campanha para a América Latina, mostrando um Brasil mais profundo e diverso, que vai muito além do sol e praia. O Plano Brasis é a ferramenta para transformar essa potência em uma política pública e consolidar Minas como um destino global.”

A estratégia foca no que torna Minas Gerais um destino único. O estado, que já celebra um crescimento de 7,12% na entrada de turistas internacionais nos primeiros nove meses de 2025, possui um portfólio vasto e de alto valor agregado.
Para o Sebrae, as pequenas e médias empresas contribuem diretamente para garantir que a experiência do turista seja completa e de qualidade. Diretor Técnico Nacional, Bruno Quick evidenciou que “o Sebrae é um parceiro da Embratur para levar o Plano Brasis às 27 unidades da federação, e estamos felizes em trazê-lo à minha terra, Minas Gerais. Nosso foco é na ponta, pois mais de 90% das empresas do turismo são de micro e pequeno porte”, destacou.

Ele disse ainda sobre a importância de garantir que os destinos estejam prontos para receber o turista internacional. “Não adianta ter um atrativo espetacular se ele não está preparado. É aí que o Sebrae entra. Entendendo onde está o valor de cada região e trabalhando para fortalecer suas vocações e potencialidades, com ações que de fato geram resultados: atraem turistas, promovem renda e fortalecem os pequenos negócios. O nosso compromisso é impulsionar o turismo como estratégia de desenvolvimento econômico sustentável, promovendo oportunidades e crescimento para os territórios em todo o país”, concluiu Bruno Quick.
Já a secretária estadual de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, reforça que esta parceria é estratégica e aumenta o alcance das ações no cenário global. “A chegada da Embratur com o Plano Brasis soma forças a um trabalho que o Governo de Minas já vem realizando de forma consistente. Essa junção de esforços é extremamente positiva, pois nos dá mais fôlego para abraçar novos mercados e, quem sabe, avançar em pautas estratégicas, como a atração de mais voos internacionais”, destacou a secretária.
Para ela, o perfil do turismo mundial favorece o estado. “A tendência global é a busca por experiências genuínas, e é exatamente isso que Minas Gerais oferece. O nosso estado guarda mais de 60% do patrimônio histórico do Brasil. O nosso turismo não é plástico, ele é feito de história, de acolhimento e de vivências reais, que é o que o visitante procura. Tenho certeza que essa parceria consolidará Minas Gerais no lugar em que ela sempre mereceu estar”, concluiu Bárbara Botega.
Presidente da BeloTur, Bárbara Menucci, enfatizou que “o Plano Brasis chega para endossar e fortalecer o trabalho que estamos realizando e também nos direciona para os próximos anos. É uma ação conjunta, onde todas as entidades vão compor uma força-tarefa para garantir a perenidade dessa política pública e promover nosso destino de forma muito mais robusta.”
Minas Gerais
A diversidade mineira é, antes de tudo, patrimônio. O estado abriga cinco patrimônios reconhecidos pela UNESCO, desde a opulência barroca de Ouro Preto e Congonhas, passando pelo traçado de Diamantina, ao modernismo icônico da Pampulha e a imensidão pré-histórica do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu. Soma-se a isso o patrimônio imaterial que se pode provar, como os modos de fazer o queijo minas artesanal.
Plano Brasis
O plano destaca segmentos onde o estado já demonstra força. A gastronomia é um pilar, com Belo Horizonte eleita Cidade Criativa pela Unesco e uma cadeia produtiva com mais de 700 pratos típicos e 900 produtos transformados, da cachaça ao azeite. O turismo cultural, com o legado histórico e festejos populares, une-se ao ecoturismo e aventura em locais como a Serra do Cipó e o Lago de Furnas, o “Mar de Minas”, em Capitólio.
O objetivo da promoção internacional está bem definido. A estratégia mira consolidar a presença em mercados que já visitam Minas, como Estados Unidos, que lidera as chegadas, além de Argentina, Chile e Portugal. Ao mesmo tempo, a iniciativa busca avançar em mercados essenciais, como França e Reino Unido, e em mercados de crescimento, como Colômbia e Itália.
O Plano Brasis funciona como uma bússola para orientar as próximas ações, dando continuidade a iniciativas de sucesso. Na prática, o plano entregou ao trade mineiro um guia detalhado baseado na jornada do viajante.
A missão, agora, é que cada elo dessa cadeia construa seu próprio plano de ação. A ideia é que o setor utilize ferramentas como famtours, press trips e campanhas cooperadas com a Embratur para consolidar Minas Gerais como um território de influência cultural e turística no cenário global.
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