Um dos maiores eventos de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas também será vitrine do artesanato e da culinária mineira. É o que promete o espaço Armazém Origem Minas projetado pela arquiteta Cynthia Silva Maakaroun para a 27ª edição da CASACOR Minas. O evento será realizado de 9 de agosto a 25 de setembro, no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte.
Nesta edição da mostra, o espaço desenvolvido para o projeto Origem Minas, apresenta o jeito de ser do mineiro. As referências do rústico com o contemporâneo se unem dando ao ambiente toda expressão da cultura mineira com ícones da nossa gastronomia, como: o café, o queijo e o doce. Produtos exclusivos, autênticos, simples, mas com muita história.
“O espaço foi pensado para proporcionar experiências, valorizando o trabalho feito por pequenos produtores apoiados pelo Origem Minas, iniciativa do Sebrae Minas e Sistema Faemg. Uma grande oportunidade para apresentar a mineiridade e estimular negócios aproximando produtores mineiros de compradores que valorizam produtos artesanais de qualidade”, afirma a analista do Sebrae Minas Danielle Fantini.
No ambiente também haverá espaço para os cafés especiais das regiões das Matas de Minas, Cerrado Mineiro e Mantiqueira de Minas. A ação faz parte do Minas Coffee Origins, uma plataforma do Sebrae Minas criada para promover o conceito de ‘origem controlada’, que garante ao mercado que o café foi produzido na região com característica específica e por isso não pode ser encontrado em nenhum outro lugar, tornando o produto único.
A mineiridade também é retratada pelo artesanato. Compõem a decoração as cirandas, bonecas, flores, vasos e moringas em cerâmica produzidas pelas artesãs do Jequitinhonha trazem para o ambiente a cultura forte das mulheres do Vale. Também integram o espaço, esculturas em ferro, cachepot de palha, almofadas, mantas, bordados e peças decorativas e utilitários domésticos feitos com fibra de bananeira e madeira por artesãos de Belo Horizonte, Maria da Fé, Serro, Capitão Enéas e Arinos, além de móveis com design moderno e diferenciado do Polo Moveleiro de Belo Horizonte
“O Sebrae Minas tem atuado em iniciativas de apoio ao acesso a mercados, dado visibilidade ao artesanato mineiro em grandes eventos em sintonia com a estratégia de valorizar a identidade e a origem dos produtos, com o objetivo de aumentar a renda e melhorar a qualidade de vida dos artesãos do estado”, explica Fantini.
Economia circular
E para sensibilizar sobre o consumo sustentável de objetos e roupas e estimular a economia circular – modo de produção e consumo baseado no uso inteligente dos recursos e na valorização do pequeno e do local , nesta edição da CASACOR Minas, o Sebrae Minas vai apoiar a exposição de empresas da capital mineira e Região Metropolitana ligadas ao projeto Brechó WABI.
Haverá ainda a realização de rodas de conversas com a participação de especialistas do mercado e empresários, em uma troca de experiências e informações sobre o novo luxo e o slow fashion, um movimento baseado nos conceitos de sustentabilidade e reutilização de materiais no mundo da moda. Os encontros acontecem nos dias 2 e 3 de setembro, às 17h, no espaço da Wabi.
Sobre a mostra
Em 2022, a CASACOR Minas será realizada no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte. inaugurado em 1955º, o local é a residência oficial dos governadores do estado e foi projetado por Oscar Niemeyer, com jardins planejados por Roberto Burle Marx. O espaço se destaca por abrigar uma área ao ar livre com mais de 12 mil metros quadrados, sendo que a maior parte dos ambientes estará concentrada nas áreas externas. As visitas deverão ser agendadas em horário pré-estabelecido. Para mais informações acesse o link.
CASACOR Minas
Até 25 de setembro
Palácio das Mangabeiras
Belo Horizonte/MG
Informações: https://casacor.abril.com.br/mostras/minas-gerais/
-
Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 / 9271