ASN MG Atualização
Compartilhe

Cidades melhores para as pessoas

Delta Forum 2023 lança luz sobre o desenvolvimento econômico dos municípios
Por Da Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

A expressiva presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e estaduais, agentes de desenvolvimento e lideranças empresariais no Delta Forum 2023 demonstra o interesse geral pelos rumos do desenvolvimento de Minas Gerais. O evento registrou mais de duas mil pessoas inscritas para os três dias de programação, de 21 a 23/11, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte.

E não é para menos, uma vez que a economia mineira não só representa mais de 9% do PIB nacional, mas vem apresentando uma participação crescente nesse percentual. Dados da Fundação João Pinheiro (FJP) apontam que o PIB de Minas foi responsável por 9,3% da riqueza produzida no país em 2022.

Como consequência desse cenário, outro indicador também impressiona e demonstra a relevância da economia do estado: em quase cinco anos, a economia de Minas atraiu mais R$ 350 bilhões em novos investimentos, que beneficiaram mais de 150 municípios mineiros.

Esses dados constam de reportagem da edição especial da revista Histórias de Sucesso, do Sebrae Minas, dedicada ao desenvolvimento econômico dos municípios e territórios, que circula no Delta Forum 2023.

E essa terceira edição do evento tem, como tema principal, exatamente o programa Cidade Empreendedora. Trata-se de uma iniciativa do Sebrae que visa criar e apoiar soluções para acelerar o crescimento socioeconômico e transformar a realidade dos municípios e suas regiões em todo o Brasil.

Expectativas otimistas

O cenário macroeconômico nacional vem apresentando melhoras nas perspectivas de curto e médio prazos, com base nos principais indicadores. Esse contexto, evidentemente, inclui Minas Gerais, elevando a expectativa de otimismo para aplicação dos negócios no estado e criação de novas possibilidades de investimentos, como destacado no Delta Forum.

Conforme os dados mais recentes, em 2023, o PIB nacional deve crescer entre 2,9%, segundo o Boletim Focus, e 3,3%, de acordo com o Ipea. Para o ano que vem, está prevista uma desaceleração, mas ainda no contexto de expansão. O PIB deve ficar, à luz da conjuntura atual, entre 1,5% (Focus) e 2,0% (Ipea).

Por sua vez, a inflação deste ano deve fechar em torno de 4,6%, com queda para cerca de 3,8% em 2024 (Focus). E a taxa de juros do Banco Central também tem projeção de queda, assim como a taxa de desemprego, que está em 8,6% da População Economicamente Ativa (PEA), de acordo com o IBGE.

Ferramentas para enfrentar os desafios

Na avaliação do economista e professor Rogério Corgozinho, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros (UDTF) do Sebrae Minas, o cenário para 2024 ainda será desafiador, especialmente devido aos entraves existentes no contexto da crise fiscal que o país enfrenta.

“Contudo, nós estamos, durante o Delta Forum, divulgando diversos instrumentos e programas que o Sebrae oferece aos municípios para enfrentar com sucesso esses desafios, visando fomentar o desenvolvimento sustentável municipal e territorial”, frisou.

Ele ressaltou a importância das diversas legislações que regem os negócios em Minas em prol do crescimento, como a Lei de Liberdade Econômica, desburocratização e licenciamento ambiental. “E devemos levar em conta que as lideranças locais precisam ser vistas com semeadores desse desenvolvimento local”.

Corgozinho é gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae Minas e ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Lagoa da Prata (MG). Ele cita, ainda, algumas ferramentas oferecidas pelo Sebrae, como estudos, cursos, palestras, eventos, consultorias, dentre outras.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9271/9139/9275

[email protected]

Redação: Contexto Comunicação e Prefácio Comunicação

  • Delta Fórum
  • Desenvolvimento