ASN MG
Compartilhe

“Brasil depende dos pequenos negócios para se desenvolver”

O economista Paulo Haddad defende o “inconformismo” das lideranças no Delta Forum 2023
Por Da Redação
ASN MG
Compartilhe

“Não temos dúvidas de que, atualmente, o Brasil depende profundamente dos pequenos negócios para se desenvolver. E o Sebrae oferece uma metodologia para a promoção desses empreendimentos, especialmente no que ser refere à competitividade e à preservação ambiental, entre outros fatores”. As afirmações são do economista, ex-ministro da Fazenda no governo Itamar Franco, Paulo Roberto Haddad, que participou do último dia (23/11) do Delta Forum 2023.

Segundo ele, “essa metodologia se baseia no modelo da Terceira Itália, ou seja, em municípios que se desenvolveram graças a pequenos negócios. Trata-se do modelo de desenvolvimento endógeno dentro do estilo de planejamento participativo. Isso significa que a comunidade se organiza, define o seu futuro com a assistência técnica do Sebrae e negocia as soluções dos problemas com as instituições nacionais e internacionais públicas e privadas”.

Para Haddad, que também já comandou as pastas da Fazenda e do Planejamento no Governo de Minas, os municípios não têm opção: “ou eles desenvolvem os pequenos negócios ou vão ficar estagnados. E essa é a realidade da maior parte das cidades brasileiras”.

Na visão do professor, para que os municípios cresçam, primeiro é preciso haver inconformismo por parte das lideranças. “Elas têm de ficar insatisfeitas com os indicadores sociais e com a baixa mobilização do potencial produtivo local. Depois, se organizam por meio de assembleias, conselhos ou mesmo informalmente, e recorrem ao Sebrae para buscar apoio técnico e científico para montar um plano de negócios, fazer planejamento, projeções e se capacitar de forma geral”, sugeriu.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9271/9139/9275

[email protected]

Redação: Contexto Comunicação e Prefácio Comunicação

  • Delta Forum 2023
  • Desenvolvimento