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Belo Horizonte registra crescimento de 30,9% em franquias

Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) colocam a capital mineira no terceiro lugar do país em número de unidades
Por Da Redação
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Por se tratar de um modelo de negócio já testado no mercado, e que oferece suporte de gestão e divulgação para os empreendedores, o sistema de franquia é uma opção atrativa para micro e pequenas empresas (MPE) expandirem sua marca. Esse modelo tem crescido em todo o país, e Belo Horizonte se destaca como terceiro município em número de unidades.

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) revelam que, no ranking das 30 maiores cidades em crescimento no número de unidades de franquias, a capital mineira registra um aumento de 30,9%, saltando de 3.435 para 4.497 operações, no comparativo entre o primeiro semestre de 2021 e o mesmo período deste ano.

Com mais de 230 unidades no Brasil, uma na África e planos para abrir em Portugal, o grupo NTW, de franquia contábil, está entre essas empresas com resultados positivos no mercado. De acordo com o gerente comercial Israel Rangel, a demanda segue alta e ainda há muitas oportunidades para crescer nos próximos meses. “Hoje, 98% dos nossos franqueados faturam bem, e os resultados são comprovados por pesquisas da ABF”, ressalta.

A franquia de contabilidade oferece serviço para o contador que está iniciando na carreira e deseja empreender, ou para o profissional que já possui escritório de contabilidade e, por razões diversas, não consegue expandir o negócio. “Fazemos a conversão da marca para a NTW, e disponibilizamos as soluções do grupo para apoiar este empresário. Disponibilizamos desde sistemas próprios de gestão e organização do escritório, até mão de obra qualificada para processamento”, explica Rangel.

Em 2020, durante a pandemia, o grupo abriu uma nova franquia, a Tutore, voltada para consultoria empresarial. Com 22 unidades no Brasil, assim como a NTW, a franquia já integra os associados à ABF. “A Tutore atende qualquer micro e pequeno empresário na área de gestão. Fornecemos o treinamento, capacitando esse franqueado para atender como consultor. A expectativa é boa para o grupo NTW/Tutore, pois iremos entrar em várias cidades para crescer muito mais”, avalia Israel.

Empada mineira cai no gosto dos cariocas

O projeto de expansão da franquia Bendita Empada comprova que a famosa gastronomia de Minas Gerais é um bom negócio. Já consolidada entre os mineiros, com 35 unidades espalhadas pelo estado, a marca deve deixar de ter somente uma loja no mercado carioca em breve.

A produção manual de cerca de 180 mil empadas, mensalmente, resulta em uma margem de lucro entre 20 e 25% se comparada às concorrentes. Durante a pandemia, a franquia cresceu e, atualmente, a unidade do Rio de Janeiro é a primeira em faturamento, fato que animou os diretores a projetarem novas unidades.
O consultor da empresa, Ricardo Nunes, explica que esperam inaugurar 25 novas franquias no estado carioca em 2023. “Até janeiro do próximo ano, iremos inaugurar a segunda unidade, e já estamos em negociação com outras cinco. A franquia possui um payback muito baixo (indicador do tempo de retorno do investimento), de 12 meses. No Rio, a previsão da primeira loja é de oito meses”, destaca.

Apoio ao mercado de franquia

A analista do Sebrae Minas Alessandra Simões, ressalta que, apesar de ser uma grande oportunidade, quem deseja se tornar um franqueado deve ter noção de que é um mercado exigente, pois as empresas têm um nível de gestão mais estabelecido. “Minas Gerais tem se destacado no setor, e há alguns segmentos mais indicados para quem deseja investir em franquia. Um exemplo é o mercado de saúde e beleza, pois durante a pandemia as pessoas tiveram a necessidade de aparecer mais na tela, o que levou à maior demanda por procedimentos estéticos. É um tipo de negócio com futuro positivo, mas exige preparo”, avalia.

Os pequenos negócios que desejam expandir e transformar a marca em uma franquia de sucesso podem contar com o Sebrae Minas. Por meio do Programa Minas Franquia, a entidade apoia a implementação de sistemas de franquias, com o máximo de eficiência. O projeto já ajudou várias empresas no estado, oferecendo oportunidades de crescimento.

O empresário Adilson Ladeira, de Viçosa, se tornou franqueador com a rede de restaurantes Hakuna Batata após participar do programa, em 2015. Com 40 unidades ativas em Minas Gerais – sendo três na capital mineira -, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ele pretende inaugurar outras duas nos próximos meses. Para quem deseja transformar o negócio em uma franqueadora, Ladeira reforça a importância de estabelecer uma forte identidade da marca e criar um plano de replicabilidade. “A franquia deve ter os objetivos plenos até a ponta, ou seja, ser a mesma empresa em todas as cidades. Entregar a mesma experiência para o cliente é essencial para o sucesso de expansão da marca”, afirma.

Saiba mais no site do programa.

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