O artesanato do Vale do Jequitinhonha está sendo apresentado pelo Sebrae Minas na 6ª edição da Connection Experience – feira que acontece entre os dias 17 e 21 de maio, em Gramado (RS), com a exposição de produtos dos biomas brasileiros, destacando a originalidade e tradição das peças. O evento destaca os pequenos produtores e os conecta com o setor do turismo, além de criar novas possibilidades de negócios entre cadeias produtivas.
No estande do Sebrae Minas, dezenas de peças produzidas no Vale do Jequitinhonha estão sendo apresentadas ao público, que ainda pode acompanhar a moldagem do barro, com cerâmicas que trazem na sua essência a identidade cultural do nordeste mineiro. São peças decorativas e utilitárias, como os tradicionais filtros de barro e moringas.
O Sebrae também estará presente na programação por meio do painel “Quando o produto se torna destino”, com a artesã Anísia Lima de Souza; o analista do Sebrae Minas Julian Rodrigues; e a representante do setor de turismo da Espanha no Brasil, Maria Elvira Viedma. “Ser artesã é muito valioso para mim. Poder compartilhar o trabalho feito no Jequitinhonha com pessoas de outros estados ainda me impressiona. É gratificante acompanhar o crescimento do artesanato feito tradicionalmente na nossa região”, destaca Anísia Lima.
O processo de criação, produção e representação da cultura artesal das quatro associações da região – Campo Alegre, Coqueiro Campo, Cachoeira do Fanado e Santana do Araçuai – será destaque nesse debate. Para Julian Rodrigues, a presença de artistas mineiros no 6º Connection Experience é fundamental para o amadurecimento e desenvolvimento da marca território Vale do Jequitinhonha. “Ter experiências diferentes e conhecer produtos de outras regiões fortalece os grupos de artesanato em cerâmica. Além de ser uma oportunidade para criar conexões e ampliar mercados”, pontua o analista.
Há cerca de 20 anos, o Sebrae Minas apoia um grupo de aproximadamente 120 artesãos na região do Vale do Jequitinhonha, a maioria mulheres. A instituição atua em projetos de identidade e origem com o objetivo de dar notoriedade ao território, e ampliar a competitividade e o reconhecimento dos produtos tipicos da região pelo mercado.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Catherina Dias – (33) 9 9190-0011
Flávia Ferraz