ASN MG Atualização
Compartilhe

26ª Felinju é marcada por novidades e perspectivas de crescimento para o setor

Evento também celebra as 600 milhões de peças vendidas nos 31 anos do polo da moda íntima do sudoeste mineiro
Por Da Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

Teve início nesta quinta-feira (20/4) a 26ª edição da Felinju – maior feira de moda íntima do Brasil, realizada em Juruaia, no sudoeste do estado. Neste ano, a ação do Sebrae Minas e da Associação Comercial do município (Aciju), conta com 66 expositores que estarão até o próximo sábado (22/4) no pavilhão de eventos do município.

A cidade, considerada um dos maiores polos do setor no país, tem aproximadamente 10 mil habitantes, cerca de 200 confecções e, segundo a Aciju, produz cerca de 22 milhões de peças todos os anos. A edição deste ano traz a temática “Mulheres que transformam”, enfatizando histórias das profissionais que fazem parte do polo industrial mineiro. A proposta acompanha a realidade da região, que tem 95% das confecções locais comandadas por mulheres. O evento também divulga a inovação nas peças que devem ser tendência no país ao longo do ano.

Na abertura oficial, às 11h da manhã, diversas autoridades estiveram presentes, como o vice-presidente do Sebrae Minas e presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues; o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Igor Eto – representando o governador Romeu Zema – e também patrono da edição; o prefeito de Juruaia, Celson Marques Júnior; o deputado estadual Antônio Carlos Arantes; e o deputado federal Emidinho Madeira.

A sinergia entre o Sebrae Minas e os empreendedores locais foi destacada pelo vice-presidente da entidade, Valmir Rodrigues. “Juruaia é um exemplo de como as parcerias transformam. De um lado, temos a expertise do Sebrae no apoio às micro e pequenas empresas. Do outro, uma cidade que nos acolhe e aplica todo esse conhecimento, alterando a realidade do município e da região”, ressalta.

Na edição deste ano, as empresas juruaienses estão apostando na linha inspirada em noivas; tecidos tecnológicos com proteção contra os raios solares; e lingeries em renda guipir ornamentada com pérola em ouro 18k. Outra novidade são as roupas confeccionadas em um tecido que se adapta à maioria dos corpos, atendendo maior público ao mesmo tempo em que reduz o custo com o estoque dos revendedores. O catálogo completo pode ser acessado por meio do site oficial da feira.

Foco no cliente

Tradicionalmente marcada pelo lançamento de coleções, desfiles e negociações de produtos, nesta edição a Felinju também aposta em capacitações. Uma delas, é a “Jornada e Experiência do Cliente”, uma metodologia desenvolvida pelo Sebrae Minas e realizada pela primeira vez em Juruaia, em parceria com a Aciju. Com uma imersão de três horas, o encontro aborda as tendências e o cenário do ‘customer experience’ no país.

O tema será abordado em palestra e workshop no dia 21 de abril, pela cofundadora do Reclame Aqui e CEO do Instituto Cliente Feliz, Gisele Paula; e pelo empresário e mestrando em Neurociência e Neuropsicologia, Andre Buric. Com 14 anos de experiência em empresas como Johnson & Johnson, Danone, Citibank e BTG, Buric também é fundador do BrainPower. A mediação será do humorista e apresentador Rafael Cortez.

A realização da Felinju fortalece pequenas, médias e grandes empresas do segmento da cidade. Há 31 anos atuando no setor de moda íntima, a cidade alcançou outro marco que está sendo comemorado durante a feira: o registro de 600 milhões de produtos vendidos. A celebração gera mais expectativas para o evento. “No ano anterior, tivemos um resultado muito positivo. Foi um período de retomada do evento presencial e tivemos um nível de satisfação e venda muito significativos. Para esta edição, esperamos um crescimento nas vendas de 15%”, revela a presidente da Aciju, Tânia Mara Rezende.

Parceria Sebrae e Juruaia

O Sebrae Minas atua no polo de moda íntima desde 1999. Seu primeiro trabalho foi a capacitação em Gestão e Melhoria da Produtividade, por meio do Programa de Apoio Tecnológico da Micro e Pequena Empresa (Patme). Com a virada do milênio, o foco passou a ser design e qualidade (modelagem), com a construção de identidades e posicionamentos para os empreendimentos juruaienses.

Em 2012, teve início o trabalho de análise estratégica no município, por meio da metodologia “Foco Competitivo”, propondo um novo posicionamento mercadológico do polo em nível nacional, o que elevou a cidade ao patamar de capital nacional da lingerie. Essa época foi marcada pela expansão e notoriedade da região, com quase 10 anos de serviços direcionados, como consultorias, capacitações, eventos, entre outros.

Em 2020, em função da pandemia da Covid-19, o Sebrae Minas, a Aciju e parceiros, conseguiram remodelar a Felinju para um evento digital, sendo reconhecida como a primeira feira on-line do segmento no país. Mesmo num cenário adverso, a iniciativa gerou um crescimento de 30% das vendas. No ano seguinte, as instituições apostaram no formato híbrido, também com resultados favoráveis.

No ano passado, a estratégia de buscar novos mercados foi retomada com a realização da primeira rodada de negócios em Belo Horizonte, gerando R$ 5 milhões em faturamento adicional para 20 indústrias. Além disso, trabalhos voltadas para gestão, inteligência de mercado, gestão de ponto de venda, rotas para o mercado – com foco na construção de novas estratégias de vendas –, revitalização do comércio de Juruaia, entre outros, foram desenvolvidos. Só nos últimos cinco anos, mais de 3,5 milhões de reais foram investidos no polo pelo Sebrae Minas.

Já consolidada no mercado nacional, a Felinju foi reconhecida, no último ano, como Patrimônio Cultural de Minas Gerais pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, o IEPHA-MG. Essa posição leva ao aumento do ICMS Cultural de Juruaia, o que assegura mais repasses financeiros do governo estadual para o município, para o fomento de políticas de proteção e preservação da história, cultura e turismo locais.

Agenda Felinju 2023

Dia 20/04 (quinta-feira)
18h às 19h – Palestra Adriana Vidal – Tema: Insights NRF2023. Qual sua voz no atual mercado veloz?
19h às 23h – Festival Gastronômico – Entrada gratuita

Dia 21/04 (sexta-feira)
8h30 – Abertura salão de negócios Felinju – Entrada gratuita
11h – Desfile Oficial
15h – Desfile Oficial
16h às 19h – Palestra e Workshop Jornada da Experiência do Cliente – com o empresário e mestrando em Neurociência e Neuropsicologia, Andre Buric, e Gisele Paula – co- Fundadora Reclame aqui e Ceo Instituto Cliente Feliz
Mediador: Rafael Cortez
19h às 23h – Festival Gastronômico – Entrada gratuita

Dia 22/04 (Sábado)
8h30 – Abertura salão de negócios Felinju – Entrada gratuita
9h – Painel Jovem Empresário – Cases de sucesso de Juruaia e região – entrada gratuita
10h – Palestra com Ricardo Nicolielo – Entrada Gratuita
11h – Desfile Oficial
15h – Desfile Encerramento
19h às 23h – Festival Gastronômico – Entrada gratuita

SERVIÇO

26ª Felinju – Feira de Lingerie de Juruaia

Data: 20 a 22 de abril Horário: 8h30 às 23h

Local: Pavilhão de eventos de Juruaia

Credenciamento evento: http://www.felinjujuruaia.com.br/credenciamento/

Passaporte palestras: https://www.felinjujuruaia.com.br/palestras

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Ana Gabriella Santos – (37) 99146-0040

[email protected]

Flávia Ferraz – (31) 98661-1272

[email protected]

  • lingerie
  • negócios