ASN MG Atualização
Compartilhe

Confiança dos pequenos negócios mineiros registra estabilidade em janeiro

Microempresa apresenta o melhor índice de confiança no período, com um Iscon de 115 pontos
Por Josiane Silveira
ASN MG Atualização
Compartilhe

A pesquisa Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon) mostrou que a percepção dos donos de pequenos negócios de Minas Gerais em relação ao momento econômico atual permaneceu estável em janeiro. O indicador não apresentou alteração em relação a dezembro de 2023, mantendo-se em 110 pontos.

O Índice de Situação Recente (ISR), que reflete a percepção dos empreendedores sobre suas atividades nos últimos três meses, foi de 83 pontos, sete abaixo do registrado em dezembro. Já o Índice de Situação Esperada (ISE), que reflete as expectativas dos empreendedores em relação ao trimestre seguinte, ficou em 123, três pontos acima do registrado no mês anterior.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, avalia que as evidências sobre a atividade econômica, no contexto doméstico, corroboram com o panorama de desaceleração da economia. “O consumo das famílias mostra-se moderado, em função do ajuste do salário mínimo, de benefícios sociais e do mercado de trabalho, que segue aquecido e com aceleração nos rendimentos reais”, pontua.

Índice por setor

Segundo a pesquisa, a confiança no Comércio (102) e na Construção Civil (117) apresentou pequeno aumento. Já a confiança na Indústria (112) teve aumento considerável de 9 pontos, quando comparado ao mês anterior. E a confiança no setor de Serviços (113) sofreu significativa retração – 6 pontos a menos em relação ao mês de dezembro.

Por porte

A confiança dos microempreendedores individuais (MEI) retraiu para 109 pontos, quatro a menos em relação ao mês anterior. Já a microempresa (ME) obteve índice de 115, um aumento de cinco pontos em relação a dezembro. E as empresas de pequeno porte (EPP) tiveram aumento de um ponto na confiança, chegando aos 102.

Interpretação do ISCON

O Iscon expressa a tendência para o nível de atividade, levando em conta o passado recente (últimos três meses) e o futuro próximo (próximos três). Um índice de confiança maior que 100 indica tendência de expansão da atividade; igual a 100, tendência de estabilidade da atividade; e menor que 100, de retração da atividade.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

[email protected]

(31) 3379-9275 / 9276 / 9139

  • confiança dos pequenos negócios
  • ISCON
  • sebrae mg