ASN MG Atualização
Compartilhe

Confiança dos pequenos empresários mineiros registra o maior índice do ano em outubro

O indicador teve uma expansão de quatro pontos em relação a setembro e ficou em 116
Por Da Redação
ASN MG Atualização
Compartilhe

A pesquisa mais recente Índice Sebrae de Confiança dos Pequenos Negócios (Iscon), que mostra a percepção dos donos de pequenos negócios em relação ao momento econômico atual, registrou ligeiro aumento da confiança dos empresários mineiros. O indicador teve uma expansão de quatro pontos em relação a setembro e ficou em 116, alcançando o maior índice de 2023.

O Índice de Situação Recente (ISR), que reflete a percepção dos empreendedores sobre suas atividades nos últimos três meses, foi de 90, seis pontos acima do registrado em setembro. Já o Índice de Situação Esperada (ISE), que reflete as expectativas dos empreendedores em relação ao trimestre seguinte, ficou em 130, quatro pontos acima do registrado no mês anterior.

“Dentre os fatores que podem ter, em maior ou menor medida, contribuído com o aumento do índice de outubro destacam-se a queda da taxa de desemprego, a redução da inflação e, não menos importante, as expectativas com as vendas de fim ano, que incluem a Black Friday e o Natal”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

Ícone por setor

Segundo a pesquisa, a confiança em todos os setores decresceu moderadamente quando comparado ao mês anterior. Comércio (111), Construção Civil (113), Setor de Serviços (118), seguido pela Indústria (123).

Por porte

A confiança dos microempreendedores individuais aumentou quatro pontos no comparativo com o levantamento feito no mês anterior, passando de 115 para 119. Já a microempresa obteve índice de 116, oito a mais que o último índice. Já as empresas de pequeno porte tiveram contração de cinco pontos na confiança, chegando aos 103 pontos.

Interpretação do ISCON

O Iscon expressa a tendência para o nível de atividade, levando em conta o passado recente (últimos três meses) e o futuro próximo (próximos três). Um índice de confiança maior que 100 indica tendência de expansão da atividade; igual a 100, mostra a tendência de estabilidade da atividade e menor que 100, indica retração da atividade.

-

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9271/9275/9139

[email protected]