O Sebrae Minas lança, nesta quarta-feira (31/8), a websérie “Rota Bahia-Minas”. A série de quatro episódios, que vai ao ar toda quarta-feira, conta histórias reais de empreendedores e moradores de comunidades que vivem e trabalham ao longo da antiga Estrada de Ferro Bahia-Minas. O material visual também mostra a esperança dessas pessoas com a evolução do projeto desenvolvido pelo Sebrae Minas na região para tornar o percurso da ferrovia, desativada em 1966, a mais nova rota turística de Minas Gerais. O primeiro episódio da websérie já está disponível, gratuitamente, no Youtube do Sebrae Minas.
Criada em 1881, a linha férrea Bahia-Minas tinha a missão de levar o milagre econômico ao Vale do Jequitinhonha e a um pedaço do Sul da Bahia. Pelos seus 578 km de extensão, transportava madeira até os portos baianos, e exportados para outros países.
Um percurso repleto de paisagens naturais com matas intocadas, montanhas, cachoeiras, pontilhões e túneis centenários. E é neste cenário, que é gravada a websérie “Rota Bahia-Minas”, apresentada e idealizada pelo gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae Minas, Leonardo Iglesias. Por um caminho de 350 km antiga linha férrea, Iglesias conta as experiências vivenciadas em uma viagem feita de bicicleta por um grupo de ciclistas, durante quatro dias, passando por seis cidades dos vales do Mucuri e Jequitinhonha: Araçuaí, Novo Cruzeiro, Ladainha, Teófilo Otoni e Carlos Chagas.
“A cada parada, o público vai conhecer cenários incríveis e histórias inspiradoras de empreendedores que superaram diversos desafios para investir no projeto de estruturação da rota turística”, explica o gerente do Sebrae Minas.
No primeiro episódio, a aventura começa em Araçuaí, uma pequena cidade no Vale do Jequitinhonha que abriga a última estação da estrada de ferro. Cenas mostram o trecho de 95km até Novo Cruzeiro, que passa pelas estações e povoados de Alfredo Graça, Engenheiro Schnoor e Queixada.
Debaixo de sol escaldante e uma paisagem seca e árida da caatinga, os aventureiros passam pelas ruínas da ferrovia, paredões rochosos – cortados para dar passagem ao trem – e lindas paisagens formadas pelo Vale do Rio Gravatá até chegarem ao povoado de Queixada, com sua charmosa estação – um pequeno museu onde antes era a casa do maquinista e a caixa d’água usada para abastecer a locomotiva a vapor.
“Ao longo da série as pessoas vão perceber os desafios, angústias, conquistas e alegrias de quem vive e trabalha no caminho da ferrovia desativada. Além disso, terão a oportunidade de descobrir lugares pouco conhecidos e suas belezas naturais, arquitetônicas, históricas e culturais”, afirma Iglesias.
Incentivo ao turismo
A Rota Turística Bahia-Minas foi desenvolvida pelo Sebrae Minas em seis municípios, com apoio de diversas instituições públicas e privadas. A iniciativa prevê uma série de ações para alavancar o turismo na região e gerar novas oportunidades de negócios por onde passava a antiga ferrovia.
“Entre as ações estão a promoção de eventos de aventura, capacitação dos pequenos negócios locais, mapeamento de atrativos e fomento ao turismo regional. Nosso objetivo é atrair novos visitantes e gerar emprego e renda para as cidades e povoados localizados no percurso. Queremos mostrar o potencial turístico da região e dar um novo propósito para as pessoas que ali vivem”, conta o analista do Sebrae Minas Jeferson Batalha.
Para conhecer mais sobre os atrativos da Rota Turística Bahia-Minas acesse o site www.rotabahiaminas.com.br e acompanhe as dicas de viagem, programação de eventos, indicações de meios de hospedagens e lugares para saborear a gastronomia da região.
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Websérie “Rota Bahia-Minas”
Episódio 1 – Araçuaí a Novo Cruzeiro
Toda quarta-feira, a partir das 17h
Gratuito
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Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas
(31) 3379-9275 /9271