Uma comitiva de 19 prefeitos vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022 (PSPE) participaram, de 11 a 22 de novembro, em cidades da Espanha e de Portugal, de uma Missão Técnica Internacional com foco nas experiências em políticas públicas destinadas aos pequenos negócios e no desenvolvimento territorial. A iniciativa visa conhecer as melhores práticas aplicadas no mundo como inspiração aos gestores públicos na melhoria dos ambientes de negócios, e na promoção do desenvolvimento econômico local dos seus municípios.
O Sebrae Minas levou oito prefeitos vencedores da etapa estadual, representando os municípios de Carmo do Paranaíba, Cataguases, Chapada Gaúcha, Conselheiro Pena, Couto de Magalhães, Divinópolis, Paracatu e Uberaba. Também integram o grupo o presidente do Sebrae Minas, Roberto Simões; o diretor de Operações, Marden Magalhães; o gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba, Marcos Geraldo Alves; e o analista responsável pelo Prêmio em Minas Gerais, Nilo Raposo.
“Esta missão é uma oportunidade para que prefeitos e representantes das cidades vencedoras do PSPE conheçam experiências bem-sucedidas de gestão pública focada no empreendedorismo e no desenvolvimento econômico local, e que possa se inspirar com essas ideias para melhorar o ambiente de negócios em seus municípios”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Roberto Simões.
Em Barcelona, na Espanha, o grupo teve a oportunidade de participar de uma exposição internacional sobre as Smart Cities, que deixou de ser uma tendência para integrar a visão estratégica das cidades do futuro. A perspectiva é de que os governantes avancem em direção ao uso mais racional e eficiente dos recursos naturais, humanos e financeiros, proporcionando melhor qualidade de vida para seus cidadãos, e fomentando o ambiente de negócios.
Em Lisboa, Portugal, a comitiva pôde conhecer mais sobre os aspectos que tornam o país referência global em inovação de impacto social. O grupo teve acesso a informações sobre: modernização do setor público e fundos comunitários, desenvolvimento regional e a governança local, bem como a estrutura do ecossistema de inovação, e as boas práticas de planejamento para atender às necessidades dos cidadãos.
Noroeste e Alto Paranaíba
Duas cidades do Noroeste de Minas estiveram representadas na missão: Chapada Gaúcha e Paracatu. “Além de reconhecer os prefeitos ganhadores do prêmio em Minas Gerais, tendo a região Noroeste e Alto Paranaíba com três vencedores, a missão também é fonte de inspiração e de referência para que os prefeitos levem boas práticas que podem ser aplicadas em nossa região”, destaca o gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Alves.
O prefeito de Paracatu, Igor Santos, destaca que a visita é uma oportunidade de contato com as técnicas mais avançadas de todo o mundo em projetos de cidades inteligentes. “Esperamos aplicar o que estamos conhecendo nas cidades do Brasil e, principalmente, nos territórios onde estamos envolvidos. Paracatu precisa buscar alternativas de desenvolvimento econômico e social, e o Sebrae Minas é um parceiro fundamental para termos projetos empreendedores no município”.
Jair Montagner, de Chapada Gaúcha, salienta a importância de experienciar novas visões de mundo. “O sentimento é de poder implantar modelos de sustentabilidade e mobilidade, a fim de transformar a vida das pessoas de nossas cidades.”
Para o prefeito de Carmo do Paranaíba, César Caetano, que representa o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (Cispar), a viagem abre caminho para reconhecer o que está sendo feito na Europa para benefício dos cidadãos. “É uma forma de enxergarmos o futuro e adaptar alguns programas e planejamentos à nossa realidade. Foi perceptível que a tecnologia vai fazer a diferença no futuro das cidades”, finaliza.
Assessoria de Imprensa – Prefácio Comunicação
Henrique Ulhôa
[email protected]
-