ASN MG Atualização
Compartilhe

UFU e Sebrae Minas assinam acordo para implantação da metodologia Empresa Simulada

Parceria vai possibilitar que estudantes de todas as áreas vivam, na prática, a gestão de uma empresa
Por Vanessa Braga (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Sebrae Minas firmaram, na última sexta-feira (5/9), um acordo para a implantação da metodologia da Empresa Simulada nos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. A iniciativa vai beneficiar alunos de todas as áreas, com o objetivo de desenvolver competências em gestão de negócios e estimular atitudes empreendedoras.

A Empresa Simulada é uma metodologia aplicada por meio de software que conecta estudantes a uma rede global, oferecendo vivência em um mercado simulado. Nessa plataforma, os participantes assumem cargos e funções em uma empresa fictícia, vivenciando situações semelhantes às de um negócio real. O objetivo é estimular o desenvolvimento de competências em gestão, liderança e atitudes empreendedoras.

“Hoje não tem como discutir a relação universidade e sociedade sem passar pelo empreendedorismo. Não é a única vertente, tem outras, mas é aquela que a gente não pode abdicar. A gente tem que trabalhar nessa direção, focando nesses aspectos, envolvendo, também, outros atores da sociedade. E o Sebrae tem sido muito aberto em relação a isso”, destacou o reitor da UFU, Carlos Henrique de Carvalho.

De acordo com o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito, a metodologia pode ser aplicada em qualquer curso, de forma multidisciplinar. “A Empresa Simulada pode envolver alunos de Administração, Engenharia, Computação e de outras áreas. É uma oportunidade de compreender etapas como liderança, planejamento e gestão, que servem não só para a carreira, mas também para a vida”, afirmou.

Representantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Sebrae Minas em reunião que oficializou a implantação da metodologia Empresa Simulada

O gerente da Regional Noroeste e Alto Paranaíba do Sebrae Minas, Marcos Alves, também assinou o acordo e ressaltou a relevância da parceria para os campus da UFU em Monte Carmelo e Patos de Minas. “É uma satisfação participar desse momento em Uberlândia, que também terá impacto em outras regiões atendidas pela universidade. A metodologia da Empresa Simulada leva para a prática aquilo que os alunos aprendem na teoria, preparando-os melhor para os desafios do mercado e para que, se desejarem, possam empreender no futuro”, afirmou.

A diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFU, Luciana Carvalho, conta que as atividades que serão desenvolvidas a partir do acordo e o trabalho realizado pelo Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras (Ciaem/UFU) são complementares. “Na medida em que desenvolvem competências empreendedoras, os alunos podem futuramente montar empresas reais e startups, que poderão ser apoiadas pela incubadora”, disse.

Assessoria de Imprensa do Sebrae Minas | Regional Triângulo

Vanessa Braga (Stark)

(34) 99903 8603

[email protected]

  • Empresa Simulada
  • Uberlândia
  • Universidade Federal de Uberlândia