ASN MG Atualização
Compartilhe

Turmalina recebe 6º Seminário de Apicultura do Vale do Jequitinhonha

Reposicionamento da marca coletiva do mel produzido na região será uma das ações promovidas pelo Sebrae Minas no evento
Por Samuel Martins
ASN MG Atualização
Compartilhe

Melhoria da gestão dos negócios, atualização técnica, e apoio no acesso a mercados da cadeia produtiva do mel. São estes os objetivos do 6º Seminário de Apicultura do Vale do Jequitinhonha, que será realizado em Turmalina na próxima quarta-feira (6/8), a partir das 7h. Os interessados em participar devem fazer a inscrição, gratuitamente, pelo número (33) 3529-4970, ou no site do evento.

Durante o Seminário, também será apresentada a ‘Identidade que conquista’ – estratégia que está sendo construída, com apoio do Sebrae Minas, para o reposicionamento da marca coletiva “Mel Jequitinhonha”. O foco do trabalho é a valorização e a conexão da origem ao consumidor. A entidade iniciou um projeto piloto para ampliar o acesso ao mercado do mel, em parceria com a Associação dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha (Aapivaje) e a Cooperativa dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha (Cooapivaje).

“Por meio desta iniciativa, oferecemos consultorias e capacitações para melhoria da gestão do negócio, promoção e apoio para acesso à agroindústria desta cadeia produtiva”, explica analista do Sebrae Minas Julian Silva. Os produtores também participam de algumas ações de mercado por meio do Origem Minas, programa realizado pela entidade, em parceria com o Sistema Faemg/Senar, para apoiar a inserção de produtos da agroindústria artesanal e de pequenos produtores rurais em mercados mais amplos.

Na programação técnica, os produtores vão conhecer mais sobre ‘Genética aplicada à produtividade apícola’, para entender como o melhoramento genético pode elevar a qualidade dos apiários e impulsionar a produção com sustentabilidade. No Seminário, também serão abordadas temáticas sobre cooperativismo, economia solidária e desenvolvimento territorial. Neste sentido, a empreendedora Luciana Balbino, escolhida pela Revista Forbes uma das ‘100 Mulheres Poderosas do Agro’, no Brasil, abordará o tema ‘Cooperação que transforma comunidades’, com sua experiência em fortalecimento de grupos, identidade local, e o poder de ações coletivas no desenvolvimento rural.

Mel de Aroeira

Produzido na região do Vale do Jequitinhonha, o Mel de Aroeira é conhecido por sua coloração escura e ganhou destaque e valorização no mercado pelas propriedades medicinais confirmadas pela ciência. Considerado um alimento com propriedades que fortalecem o sistema imunológico, o mel de aroeira também se caracteriza por permanecer mais tempo sem passar pelo processo de cristalização, se comparado com o mel de outras floradas da região. O produto conta com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura e Pecuária, que permite a comercialização em todo o país.

Serviço

VI Seminário de Apicultura do Vale do Jequitinhonha
Data: 8/8 (quarta-feira)
Horário: 7h
Inscrições gratuitas pelo (33) 3529-4970, ou no site do evento

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins
[email protected]

  • apicultura
  • Jequitinhonha
  • mel
  • mel de aroeira
  • Turmalina