A 4ª edição do Trend Connection, realizada no dia 6 de novembro, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, consolidou-se como um dos principais encontros de moda e negócios do estado. Além de uma programação repleta de nomes de destaque do mercado da moda, o evento se destacou pelos resultados da Rodada de Negócios, que registrou 95 agendas de reuniões, entre 11 ofertantes e 30 compradores, e um volume estimado de faturamento de R$ 529 mil de negócios gerados, fortalecendo a conexão entre pequenos negócios e fornecedores.
Promovido pelo Sebrae Minas, em parceria com o APL Horizonte das Gerais e a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o Trend Connection reuniu empreendedores, estilistas e marcas autorais em um espaço de aprendizado, troca e geração de negócios. Além das 50 consultorias individuais especializadas em marketing e finanças, o evento também aproximou pequenas empresas dos segmentos de bijuterias, acessórios e moda de empresas fornecedoras de insumos, soluções digitais, embalagens e serviços especializados.
“O Sebrae Minas tem orgulho de ser um dos principais apoiadores da cadeia produtiva da moda, um dos símbolos de Minas Gerais. Nosso propósito é estar cada vez mais próximos dos empreendedores, entendendo suas dores e oferecendo caminhos reais de crescimento e competitividade”, destacou o diretor-técnico do Sebrae Minas, Douglas Cabido, na abertura do evento.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Belo Horizonte, Adriano Faria, também reforçou a importância da união das instituições e do fortalecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) da Moda das Gerais. “Estamos trabalhando há três anos com o Sebrae, a CDL, o Sindivest e outras entidades para construir soluções concretas para o setor. Nosso objetivo é ver produtos ‘made in Minas Gerais’ ganhando o mundo, com qualidade e identidade local”, afirmou.
O vice-presidente da CDL/BH e coordenador do APL Horizonte das Gerais, Fausto Izac, ressaltou que o trabalho conjunto entre as entidades tem sido essencial para o desenvolvimento da moda mineira. “O APL da Moda é fruto de um esforço coletivo que envolve Sebrae, CDL, PBH, Sindivest e diversos parceiros. Há três anos estamos sentados à mesma mesa, ouvindo os empreendedores e construindo soluções conjuntas para fortalecer o setor. Queremos que a moda feita na Grande BH e em Minas Gerais ganhe cada vez mais visibilidade e reconhecimento. Nosso desafio é transformar os produtos feitos aqui em referência nacional e internacional. Queremos exportar criatividade, qualidade e identidade mineira”, destacou.
Negócios que inspiram
Entre as empreendedoras que participaram da rodada, Jacqueline Chaves, criadora da marca Jacques Design Acessórios, de Betim, celebrou os resultados do encontro. “Essa foi a minha primeira rodada de negócios e foi uma experiência incrível. Fiz contatos com empresas de várias áreas e já iniciei negociações com uma fornecedora de Limeira para desenvolver chapinhas de identificação personalizadas para minhas peças. Saio com várias ideias, novos contatos e a sensação de que dá para crescer muito com esse tipo de iniciativa”, contou.
A estilista Camilla Torres, à frente da marca AIAH, de Belo Horizonte, também aproveitou o evento para buscar novas consultorias e estratégias para reposicionar sua marca. “Estou em um momento de transição, retomando minha marca pessoal, e busquei o Sebrae para planejar esse recomeço. Empreender com propósito é desafiador, mas com o apoio certo é possível crescer de forma sólida”, afirmou.
Moda, conteúdo e conexões
O Trend Connection reuniu cerca de 300 participantes e apresentou uma programação com palestras, painéis e feira de moda autoral, reunindo nomes como Alice Ferraz, Blanca Lliahnne, Gabriela Versiani e Nega Lora, que compartilharam suas trajetórias e tendências para o mercado.
O evento faz parte do Programa Integra Moda, iniciativa do Sebrae Minas que visa fortalecer a imagem de Minas Gerais como “Estado da Moda” e ampliar a competitividade das marcas locais. Somente em 2024, o programa promoveu mais de 9 mil horas de consultorias, 68 ações de capacitação e mercado e atendeu mais de 50 municípios mineiros, com crescimento médio de 52% no faturamento das empresas participantes.
Com sua 4ª edição, o Trend Connection reafirma o potencial criativo e econômico da moda mineira — e mostra que, quando o design encontra a gestão e a colaboração, o resultado é um setor mais forte, conectado e preparado para o futuro.

Assessoria de Imprensa – Sebrae Minas | Regional Centro
Aline Reis (Stark)
(31) 99934-0658
[email protected]

