A 2ª edição da Feira Empreendedores do Futuro, em Timóteo, está marcada para o dia 29 de junho (sábado). O evento vai reunir 5,8 mil estudantes e 440 educadores de 15 escolas da rede municipal, além de algumas Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs), que irão apresentar os projetos que trabalham o empreendedorismo a partir do tema “Meio ambiente e sustentabilidade”. A entrada é gratuita e a previsão de público é de quatro mil pessoas.
A Feira é uma das iniciativas do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) do Sebrae, implantado na rede municipal de Timóteo no final de 2022, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. As atividades serão das 9h às 16h, na Praça 1º de Maio, no Centro da cidade. Além da exposição dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas, a programação conta com apresentações culturais, espaço Kids e atividades de lazer.
A analista do Sebrae Minas Gabriele Deboni afirma que a educação empreendedora é uma ferramenta que permite apoiar os estudantes na mudança de mentalidade, tornando-os mais proativos, críticos e transformadores. “A proposta da Feira é apresentar à comunidade os resultados do trabalho realizado nas escolas, e aumentar o engajamento de estudantes e professores na busca por soluções para questões que impactam toda a sociedade”, diz.
Empreendedorismo solidário
Entre os projetos que serão apresentados na Feira está o da UMEI do bairro Primavera, que atende a 65 crianças com idades entre 4 meses a 3 anos e 11 meses, e usou a criatividade para transformar caixas de leite vazias e outros materiais recicláveis em abrigos para cães de rua. Incomodada com a situação dos animais abandonados, a pedagoga e diretora da UMEI, Jeane Lilian, conta que percebeu no projeto a oportunidade de trabalhar com os alunos a educação ambiental e empreendedora.
“A ideia teve retorno muito positivo da equipe de educadores. As famílias também participam ativamente na coleta dos materiais recicláveis. A proposta foi tão bem acolhida, que envolvemos outros parceiros, como lojas de materiais de construção e casas de ração, que estão nos apoiando com outros materiais”, afirma. Inicialmente, serão produzidas 40 casas, disponibilizadas em diversos pontos do bairro Primavera. A produção demanda cerca de 109 caixas de leite, papelão, rolhas de cortiça na montagem e canos de PVC na montagem.
Empreendedorismo sustentável
A Escola Municipal José Moreira Bowen vai levar para a Feira o projeto “Plantando o futuro”, que contemplou diversas atividades para inspirar os alunos a encontrar soluções ambientalmente sustentáveis, e movimentar a economia local. O trabalho foi desenvolvido pelas turmas do 1º e 2º ano do Ensino Infantil, que trabalharam no plantio de uma horta, de mudas de árvores frutíferas e vasinhos de suculentas. No estande, também estarão expostos brinquedos, bijuterias e objetos decorativos confeccionados pelas turmas do 3º ao 5º ano, com materiais recicláveis.
“Trabalhar nesse projeto tornou o aprendizado mais completo e interessante para os alunos, pois permitiu desenvolver habilidades socioemocionais e de resolução de problemas para desafios reais”, afirma a diretora da escola, Valéria Pena. O aluno do 4º ano Levi Vieira, de dez anos, afirma que o projeto aproximou sua família das atividades escolares. “Conversando com os meus pais, trocamos ideias sobre como podemos aplicar os meus talentos e o aprendizado a partir das atividades da escola em um negócio”, conta.
Educação empreendedora em Timóteo
A educação empreendedora foi inserida nas escolas municipais de Timóteo, em 2022, por meio da aprovação do Projeto de Lei 4.467. Em março de 2023, cerca de 450 professores das escolas do município foram capacitados pelo Sebrae Minas por meio do curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado em parceria com a Secretaria de Educação da cidade, para inserir a cultura empreendedora no ambiente escolar.
A gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Sirlaine Araújo, afirma que, ainda no segundo ano do PNEE, os educadores já observam transformações importantes no comportamento dos alunos, como maior proatividade. “Acreditamos que isso é resultado da metodologia do programa, que insere os alunos no processo de construção do conhecimento. Quando eles se veem parte importante de um projeto, tendem a colaborar mais e a ter mais interesse pelas atividades desenvolvidas na escola”, afirma Sirlaine.
A Feira Empreendedores do Futuro celebra um extenso período de planejamento, pesquisa, elaboração e de mudança de comportamento. Além dos trabalhos expostos, o público também terá a oportunidade de conhecer, por meio da fala dos alunos, conceitos sobre sustentabilidade, educação financeira, proatividade e valores sociais.
Educação empreendedora em Minas
O Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) tem o intuito de promover ações para fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros, nas redes pública e privada de ensino. Em 2023, ano em que o programa completou sua primeira década de existência, Minas Gerais obteve destaque nacional na realização de mentorias, encontros, formações e feiras do programa, com mais de 640 mil alunos atendidos e 58 mil professores capacitados.
A metodologia do PNEE está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento de caráter normativo reconhecido pelo Ministério da Educação. Ele define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.
Feira Jovens Empreendedores – Timóteo
Data: 29 de junho (sábado)
Horário: 9h às 16h
Local e endereço: Praça 1º de Maio, Centro, Timóteo)
Entrada gratuita
Fernanda (Stark) Pereira
Unidade Marketing e Comunicação | Stark Tecnologia e Facilities Ltda
(31) 98250-1752
[email protected]