Teófilo Otoni vai receber, na próxima terça-feira (27/6), o Seminário de Educação Empreendedora Escola do Futuro, voltado para professores e servidores da rede estadual e municipal de ensino da cidade e outros 30 municípios do Vale do Mucuri. A realização é do Sebrae Minas, Superintendência Regional de Ensino e Prefeitura, com o apoio do Sicoob Credivale e Unipac. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link.
A iniciativa tem o objetivo de sensibilizar os educadores sobre a importância de desenvolver nos estudantes habilidades empreendedoras que serão úteis para o futuro, além de prepará-los para os desafios de se viver em uma sociedade interativa, conectada e inclusiva. Tópicos como criatividade, liderança e habilidades comunicativas integram o painel que reúne três cases de sucesso e também o ciclo de quatro palestras.
No início da manhã, entre 8h30 e 9h30, haverá a apresentação de duas histórias de sucesso promovidas na Escola Estadual Antônio Batista da Mota, do município de Nanuque. O terceiro case mostra como a comunidade do distrito de Maravilha foi impactada por ações empreendedoras desenvolvidas na Escola Agrícola Geraldo Leão.
Após o painel, a professora e facilitadora de aprendizagem Manu Bezerra ministra a palestra “Educação Empreendedora na Era do Like”, em que aborda os desafios de se aplicar uma prática pedagógica criativa alinhada com a era das mídias digitais. Dando sequência ao tema, o especialista em inovação Marcos Piangers fala sobre “A Escola do Futuro – Insights para uma nova forma de aprender e de ensinar”. Depois, a analista do Sebrae Minas Vanessa Karla apresenta o tema “Propósitos que Transformam” e, fechando o ciclo de palestras, dois integrantes do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo e Dudu do Cavaco, falam sobre “Educação Empreendedora e Inclusão”.
A expectativa do superintendente regional de Ensino de Teófilo Otoni, Eliomar da Silva Araújo, é de que o Seminário conte com a participação de cerca de mil professores e servidores que atuam em escolas públicas de 31 municípios. “Educação é uma atividade empreendedora por natureza. Essa parceria com o Sebrae Minas é um casamento perfeito que reforça nossa missão de proporcionar aos estudantes uma formação integral e cidadã, inserindo-os no mundo do trabalho”, destaca.
Para o analista do Sebrae Minas Jeferson Rodrigues Batalha, as palestras e os cases vão ajudar os educadores a desenvolver, em sala de aula, a capacidade dos estudantes de identificar oportunidades, tomar decisões autônomas e buscar soluções inovadoras para os desafios que enfrentam.
O Seminário contará, ainda, com a presença de empreendedores ligados à Feira Pura Mineirice, formada por donos de pequenos negócios do setor de alimentação, incluindo food trucks. Ao lado do espaço gastronômico, haverá uma Feira de Professores em que os profissionais da rede estadual de ensino vão apresentar produtos variados, especialmente, peças de artesanato.
PROGRAMAÇÃO
7h às 8h – Credenciamento
8h às 8h30 – Abertura
8h30 às 9h30 – Painel Cases de Sucesso de Educação Empreendedora
9h45 às 11h – Palestra: Educação Empreendedora na Era do Like | Manu Bezerra
11h às 12h – Palestra: A Escola do Futuro – Insights para uma Nova Forma de Aprender e de Ensinar, com Marcos Piangers
Intervalo para almoço: 12h às 14h – Praça de alimentação/Feira Pura Mineirice
14h às 14h10 – Abertura
14h15 às 15h30 – Palestra: Educação e Empreendedorismo – Propósitos que transformam/ Vanessa Karla – Sebrae Minas
15h40 às 17h – Palestra: Educação Empreendedora e Inclusão/Instituto Mano Down – Leonardo Gontijo e Dudu do Cavaco
SERVIÇO
Seminário de Educação Empreendedora – Escola do Futuro
Data: 27 de junho (terça-feira)
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório Master Expominas
Evento gratuito
Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/seminario-de-educacao-empreendedora-escola-do-futuro/1954480
Mais informações: (33) 3529-4950
Assessoria de Imprensa I Prefácio Comunicação
Samuel Martins – [email protected]