ASN MG
Compartilhe

Teófilo Otoni recebe o Minas Solar 2023

Evento é realizado pelo Sebrae Minas em parceira com a Genyx, e visa inserir pequenos negócios na cadeia de energia solar fotovoltaica
Por Da Redação
ASN MG
Compartilhe

Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, recebe pela primeira vez o evento Minas Solar 2023, que estimula e insere, de forma competitiva e sustentável, pequenos negócios do estado na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica. O evento será realizado na próxima quinta-feira, 25 de maio, no Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade. Os interessados em participar podem se inscrever neste link.

A programação do Minas Solar conta com a participação de especialistas no setor, que irão debater sobre: perspectivas, inovações e tendências do mercado; políticas públicas no setor; gestão e manutenção de usinas solares; e ambiente regulatório. A iniciativa do Sebrae Minas tem o apoio da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Mucuri (AMUC), CDL e Sicoob Credivale.

O evento é uma oportunidade para empreendedores e lideranças locais conhecerem as novidades do setor, e estabelecerem relacionamento com a comunidade do segmento fotovoltaico. “Os Vales do Jequitinhonha e Mucuri têm excelentes características climáticas, com expressiva incidência solar, o que torna o território propício para a atração de ainda mais investimentos. É um grande evento para quem deseja ingressar nesse setor”, ressalta o analista do Sebrae Minas Jeferson Batalha.

Potencial Energético

Com pouco mais de 140 mil habitantes, Teófilo Otoni está localizada a 445 quilômetros de Belo Horizonte. Com forte índices de irradiação solar, pouca nebulosidade, e boa oferta de terras, a região tornou-se ideal para a instalação das usinas solares fotovoltaicas.

O município possui cerca de 12 MW de potência instalada, 1.455 conexões operacionais, beneficiando 1.833 unidades consumidoras que recebem créditos no segmento de geração distribuída, que são as usinas de micro e mini geração até 5 MW. Os dados são da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

Cenário promissor

Minas Gerais é o segundo estado com maior potência instalada de geração distribuída de energia solar, seja em telhados ou pequenos terrenos com cerca de 2,7 gigawatts (GW) em operação. O território mineiro responde sozinho por 13,5% de toda a potência instalada de energia solar no Brasil, na modalidade, e possui mais de 240 mil conexões operacionais, espalhadas por 853 cidades, cobrindo 100% do território mineiro. Atualmente, são mais de 320 mil de unidades consumidoras que se beneficiam da energia solar para redução na conta de luz, com maior autonomia e confiabilidade elétrica. Os números foram levantados pela ANEEL.

Nacionalmente, os dados indicam que o Brasil possui mais de 20 gigawatts (GW) de potência instalada de geração distribuída em residências, comércios, indústrias, produtores rurais e prédios públicos. O país possui, atualmente, cerca de 1,9 milhão de sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede.

Minas Solar pelo estado

O Minas Solar 2023 foi realizado pela primeira vez em Janaúba, no mês de março e, em abril, nas cidades de Governador Valadares e Belo Horizonte. Após Teófilo Otoni, o evento percorrerá outras seis cidades durante o ano. São elas: Arinos (21/6), Itajubá (20/7), Montes Claros (1/6), Juiz de Fora, (3 ou 10/8), Uberlândia (21/9), e Itaúna (26/10).

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Catherina Dias – (33) 9 9190-0011 [email protected]

Flávia Ferraz [email protected]

  • energia solar
  • Minas solar
  • minas solar 2023
  • sebrae minas
  • teófilo otoni