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Transformar um motorhome em lar e negócio era o sonho da empreendedora Nayara Almeida, de Lagoa Santa, região Central de Minas Gerais. Ainda durante a pandemia, ela deixou o emprego com carteira assinada e, com o desejo de empreender, iniciou a produção de tapetes, mas não obteve sucesso. Decidiu então buscar por algo com baixo custo inicial na área da alimentação, com a ideia de vender cachorro-quente.

Em maio de 2022, recorreu ao Sebrae Minas, durante a Semana do MEI, para orientação e consultorias. No planejamento inicial, seria necessário um investimento de R$ 5 mil. Por meio de uma ‘vaquinha’, arrecadou R$ 1,2 mil, e o marido completou com o restante para a compra do primeiro carrinho, que possibilitou a participação em eventos. Era o início do “Hot Dogs da Nay”, em agosto daquele ano.

O cuidado com a qualidade e apresentação dos produtos, dedicação aos clientes e um cartão fidelidade eram algumas das estratégias de diferenciação no mercado. E, com o negócio prosperando, ela começou a pensar na possibilidade de realizar um antigo sonho da família.

“Em 2019, quando conhecemos o motorhome, ficamos apaixonados, mas tínhamos noção de que era necessário nos preparar para abrir um negócio neste formato, aprender a acampar e trocar a nossa casa pelo motorhome. Testei várias estratégias em busca das metas propostas, e consegui superar as expectativas de vendas”, lembra.

Na ponta do lápis

Com um fluxo de caixa estável, em julho de 2023, a empreendedora conseguiu comprar um motorhome sob encomenda. O marido deixou o emprego para fazer parte do negócio e, seis meses depois, junto com as filhas, trocaram a casa pelo veículo que, desde então, é o lar e o sustento da família. “Ainda estamos entendendo como funciona a logística, a legislação. Nosso plano é ser itinerante e rodar o Brasil”, conta.

Hoje, o “Hot Dogs da Nay” faz pequenas viagens e fatura entre R$ 4 mil e R$ 6 mil, por mês. Mas o alvo são datas comemorativas e eventos, como o Carnaval. Neste ano, em Lagoa Santa, foram comercializados 850 hot dogs, o que rendeu R$ 13 mil em vendas durante quatro dias. “Foi nosso recorde e que ajudou a pagar as contas, já que os meses de novembro a janeiro não foram tão bons”, comenta.

No planejamento, ainda está o desejo de rodar o Brasil. “Acredito que começaremos nossa jornada em 2026. Neste ano, minha filha mais velha iniciou os estudos na Universidade Federal de Minas Gerais, e estamos tentando a moradia universitária para ela. Se tudo der certo, seguirei viagem com o meu marido. O ano de 2025 será para continuar as experiências em cidades da região, em abril, ficaremos o mês todo em Lagoa da Prata. Vamos pagar algumas contas e fazer uma reserva”, explica a empreendedora que, em cada parada, conhece novos clientes, novos caminhos e histórias.

Reconhecimento

A inovação, criatividade e planejamento levaram a empresária a conquistar, em 2024, a edição mineira do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na categoria microempreendedora individual (MEI). “A premiação foi a oportunidade que eu buscava de obter reconhecimento e visibilidade para o meu negócio. Participei da edição anterior, e busquei melhorar tudo aquilo que era necessário, e deu certo”, celebra.

Conheça o negócio da Nayara Almeida. Visite a página do ‘Hot Dogs da Nay’, no Instagram: @hotdogsdanay

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 Nayara Almeida, no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
 Participação em eventos
 Hot Dogs da Nay
 Nayara e família
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