Com o objetivo de inspirar e capacitar educadores que atuam nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, e estimular o desenvolvimento do potencial empreendedor dos estudantes, o Sebrae Minas irá promover, em Teófilo Otoni, no dia 8 de junho, o maior evento de educação empreendedora já realizado na região: o seminário “Escola do Futuro”.
O evento irá contar com a participação de cerca de três mil educadores das redes pública e privada, que irão assistir às palestras de profissionais e especialistas referência no tema educação. Um deles é o poeta Braulio Bessa, que vai contar como conseguiu disseminar os seus versos pelo Brasil. Hoje, ele ultrapassa a marca de 100 milhões de visualizações em seus vídeos.
O pedagogo Hamilton Werneck vai abordar os ‘Desafios da Educação no Século XXI’; o doutor em Educação Marcone Oliveira apresenta o painel ‘Desafios da Educação Inclusiva na Perspectiva do Professor’; e o mestre em Tecnologias Educacionais e Educação Matemática, Fernando Trevisani fará a palestra ‘Metodologias Ativas e Ágeis’.
Educação Empreendedora em números
O Seminário “Escola do Futuro” é parte das ações do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE) na região – iniciativa do Sebrae que visa fortalecer a cultura empreendedora nos municípios brasileiros, nas redes pública e privada de ensino. Com dez anos de existência, completados em 2023, o PNEE leva conteúdos e metodologias relacionados ao tema empreendedorismo para os currículos dos diferentes níveis de educação, da básica à superior.
Minas Gerais se destaca pela sua forte atuação com o programa, com mais de 640 mil alunos atendidos e 58 mil professores capacitados, apenas em 2023. Na região do Jequitinhonha e Mucuri, por sua vez, foram 5,3 mil professores e 44,2 mil estudantes impactados pelo programa.
O gerente do Sebrae Minas na região, Rogério Fernandes, destaca que o objetivo do evento é impactar ainda mais educadores e transformar o Expominas em um local de inspiração. “Vamos apresentar cases, painéis e palestras para sensibilizar os educadores sobre a importância da educação empreendedora, sobretudo, para o desenvolvimento do futuro desses estudantes”, reforça.
Case de sucesso – Projeto Maravilha Tour
A Escola Municipal Agrícola Geraldo Leão Lopes, localizada no distrito de Maravilha, em Teófilo Otoni, é prova de que o PNEE gera impactos positivos. Desde 2017, os estudantes participam de projetos orientados pelo Sebrae Minas para estimular o turismo comunitário e favorecer a geração de emprego e renda no local que, antes, convivia com problemas de estrutura, como falta de água tratada e rede de esgoto.
A partir disso, em 2021, foi realizado o ‘Festival Gastronômico Sabores da Terra’ com produção de comidas caseiras típicas da região produzida pelos estudantes, como bolos, quitandas e doces. A governança comunitária também foi estimulada, promovendo ganhos como calçamento de ruas, e a construção da estação de tratamento de água.
Outra iniciativa que demonstra a formação dessa nova consciência é a transformação do lago, criado após a construção da Usina Hidrelétrica PCH Mucuri, em um local para atividades de lazer, prática de esportes aquáticos e pesca esportiva, estimulando a geração de emprego e renda para a comunidade.
Clique aqui e confira a história
SERVIÇO
Seminário de Educação Empreendedora ‘Escola do Futuro’
Data: 8 de junho
Horário: 7h até 17h
Local: Expominas Teófilo Otoni
PROGRAMAÇÃO
8h30 – Abertura Oficial
9h – Palestra Desafios da Educação no Século XXI – Hamilton Werneck
9h50 – Painel Escola do Futuro
10h50 – Os desafios da Educação inclusiva na perspectiva do professor – Doutor Marcone Oliveira
14h – Abertura 2
14h20 – Sebrae Delas
14h30 – Palestra Metodologias Ativas e Ágeis – Fernando Trevisani
15h30 – Palestra Magna – A poesia que transforma – Bráulio Bessa
17h00 – Encerramento
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri
Samuel Martins