ASN MG Atualização
Compartilhe

Sebrae oferece capacitações para indústrias de pescados de Morada Nova de Minas

Empresários e gestores que atuam na região podem se inscrever até o dia 31 de janeiro
Por Henrique Ulhoa
ASN MG Atualização
Compartilhe

Está aberto o novo ciclo de capacitações para frigoríficos de Morada Nova de Minas e região. A iniciativa do Sebrae Minas, com apoio do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Consórcio Intermunicipal dos Serviços de Inspeção do Centro-oeste Mineiro (CISICOM), busca qualificar empresários, gestores e colaboradores, além de promover melhorias nos processos de produção e aumentar a produtividades dos empreendimentos. Inicialmente, estão sendo ofertadas cinco vagas, podendo chegar a dez frigoríficos. As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de janeiro, neste link.

Com duração de um ano, as capacitações têm 70% dos custos subsidiados pelo Sebrae. O plano de trabalho consiste em adequação das instalações e melhoria do layout produtivo (projetar nova planta ou ajustar o layout existente para aumentar a produtividade); adequação dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e Boas Práticas de Fabricação (BPF); e adequação das documentações necessárias. Todos os ajustes são alinhados ao selo de inspeção que o empreendimento possui ou deseja se enquadrar (SIM, SIE, SISBI, SIF, entre outros).

“O objetivo do projeto é aprimorar a gestão dos negócios e melhorar a eficiência operacional dos frigoríficos, possibilitando a venda dos pescados em outras cidades e estados com as devidas documentações e selos de inspeção certificados pelos órgãos responsáveis”, destaca a analista do Sebrae Minas, Isabella Silva.

Em 2025, cinco frigoríficos participaram do primeiro ciclo de capacitações. O gestor da Frigorífico Peixes SA, Guilherme Pereira Rios, foi um dos atendidos. Segundo ele, as consultorias ajudaram bastante na organização da empresa. “Quando iniciei na empresa, um ano atrás, estávamos praticamente falidos. Com muito trabalho e ajuda do Sebrae organizamos as finanças e abrimos novos mercados. Hoje, estamos produzindo seis toneladas por dia e fornecendo tilápia para várias cidades da região”, explica.

SERVIÇO

Projeto Indústrias de Pescados – Morada Nova de Minas e região
Número de vagas: 5
Inscrições: neste formulário
Prazo: Até 31 de janeiro de 2026
Valor: 70% subsidiado pelo Sebrae

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Henrique Ulhoa (STARK)
(31) 99445-2460
[email protected]

  • Morada Nova de Minas
  • Projeto Indústrias de Pescados
  • tilápia