O Sebrae Minas sedia, hoje (31/05), o Encontro da Rede Desafio 2030, grupo composto por organizações líderes em sustentabilidade de Minas Gerais que se uniram para ampliar a contribuição do setor empresarial mineiro para o cumprimento da Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O encontro irá reunir 20 organizações participantes da Rede, reconhecidas como referência em sustentabilidade. O objetivo é gerar conexões, estimular a troca de experiências e o planejamento de iniciativas conjuntas e ações estratégicas. Cada organização definiu seus ODS prioritários, por meio de uma metodologia criada pela rede.
O Sebrae Minas participa do grupo desde 2019, sendo uma das primeiras organizações a fazer parte da rede, além de integrar também o comitê gestor junto com a Fiemg, Fundação Dom Cabral (FDC), MRV, Instituto Unimed e Banco Inter, discutindo estratégias, governança, capacitação e processos do grupo.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destaca o trabalho da instituição para promover a inclusão e estimular a sustentabilidade nas micro e pequenas empresas. “Participar da Rede Desafio 2030 é um privilégio para o Sebrae Minas, tanto pela troca de conhecimentos com as grandes empresas mineiras, quanto na inserção dos pequenos negócios nesta importante discussão”, destaca.
“Além das melhorias em nossos processos e práticas de gestão, temos ampliado, ano a ano, os esforços para disseminar, orientar e capacitar empreendedores, agentes públicos e lideranças setoriais a inserirem a pauta da sustentabilidade em suas agendas, tendo como referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, acrescenta.
-
Iniciativas com foco na sustentabilidade
Em uma das frentes de trabalho, o Sebrae Minas oferece orientação e consultoria para que os municípios ampliem os mecanismos legais de inclusão econômica, a exemplo do aumento da participação dos pequenos negócios locais nas compras públicas e da disseminação da educação empreendedora. Além disso, apoia gestores públicos e lideranças empresariais para pensarem estratégias que promovam o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo nos diversos territórios do estado.
Em outra frente, a do suporte empresarial, a instituição apoia e orienta os empresários a atuarem com foco nos aspectos ESG. Entre outras iniciativas, o Sebrae oferece consultoria tecnológica subsidiada para a inovação de produtos e processos, além de gestão mais consciente, garantindo aos pequenos negócios melhores práticas capazes de gerar impactos positivos do ponto de vista ambiental, social e de governança.
-
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
(31)3379-9139/9271/9275