Para incentivar as mulheres a realizarem seus sonhos, negócios e projetos, por meio do empreendedorismo, e fortalecer, assim, a economia e a sociedade, o Sebrae Minas realiza, no dia 19/11, o Encontro DELAS 100% on-line. As inscrições gratuitas devem ser feitas no site da Sympla ou na Agência de Atendimento do Sebrae Minas, em Juiz de Fora.
Em um contexto de concorrência acirrada e com as mudanças no comportamento do consumidor, o encontro será composto por palestras pockets de 30 minutos e irá abordar temas relevantes, a fim de propor uma reflexão sobre a importância de se aprimorar as habilidades empreendedoras e conhecer novas ferramentas de gestão. Como destaque, o evento oferecerá mentorias on-line com especialistas nas áreas de finanças, marketing, planejamento e formalização.
Segundo a analista do Sebrae Minas Daniela Ferreira, o empreendedorismo feminino promove a autonomia da mulher, dando a ela a possibilidade de ser dona de sua própria história. “Além disso, amplia seu espaço e visibilidade, contribui para o rompimento de barreiras sociais e é uma forma de garantir sustento, satisfação pessoal e profissional para as mulheres”, destaca.
Segundo o Portal do Empreendedor, dos 36.827 MEI formalizados até outubro em Juiz de Fora, 17.716 são mulheres e 19.111 são homens.
-
Mulheres no empreendedorismo
De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizada pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) em 2019, em parceria com o Sebrae, os homens se mostraram mais ativos do que as mulheres no que se refere ao envolvimento com o empreendedorismo em negócios já estabelecidos no mercado. A taxa dos empreendedores estabelecidos do sexo masculino foi de 18,4%, enquanto a do sexo feminino foi de 13,9%. Em termos absolutos, estima-se que existam quase três milhões de homens a mais do que mulheres empreendendo nesse estágio. Contudo, praticamente não existe diferença entre homens e mulheres quando se trata de empreendedorismo inicial.
Apesar da menor permanência das mulheres na atividade empreendedora, o nível de escolaridade médio delas é um ano superior à média dos homens. Mesmo com taxas de empreendedorismo total menores que as dos homens, a estimativa do número de mulheres empreendedoras no Brasil em 2019 foi de 26 milhões, muito próxima dos 29 milhões de homens.
Quer saber mais sobre as capacitações do Sebrae em Minas Gerais? Acesse o site e confira!
-
Programação do Encontro
17h – Os impactos da pandemia nos negócios. Por que as empreendedoras foram mais afetadas?
17h30 – Transformação Digital – realidade ou ficção? Como será daqui para frente?
18h – Planejamento e produtividade – dicas para alcançar metas
18h30 – O novo comportamento do consumidor – tendências de vendas on-line e dicas práticas de estratégias de utilização das redes sociais
19h – Mentorias (planejamento financeiro, marca pessoal, estratégia e marketing digital)
Serviço
Data: 19 de novembro de 2020
Horário: 17h às 21h
Inscrições: (32) 3257-4712 ou https://www.sympla.com.br/encontro-delas-100-on-line__995247
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Luciana Grillo – (32) 99925-9134|(32) 99107-0468
