ASN MG
Compartilhe

Sebrae Minas oferece capacitação para criação e edição de conteúdos em vídeo, em Governador Valadares

Alta no consumo de conteúdo audiovisual nas plataformas digitais contribui para aumento na procura por profissionais especializados em todo o estado
Por Fernanda Pereira (Stark)
ASN MG
Compartilhe

De acordo com o Estudo de Demanda Profissional do Setor Audiovisual, três a cada quatro empresas do segmento encontram dificuldades na contratação de mão de obra especializada (76,7% do total consultado). A pesquisa, desenvolvida pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em parceria com o Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual (Sicav), foi realizada com 300 empresas da indústria brasileira do audiovisual e divulgada em janeiro de 2024. Para 72,3% delas, a expectativa é que esse desafio permaneça no setor nos próximos três anos.

Com o objetivo de contribuir com a formação de profissionais para atuar no segmento, o Sebrae Minas realiza no próximo sábado (20/9), o curso “Crie vídeos profissionais com CapCut”, ministrado pelos videomakers e estrategistas em marketing digital, Tailles Heliodoro, diretor-fundador da Monkey Money Brasil, e Cid Malta, fundador da agência CMC Digital. A capacitação presencial será realizada das 8h30 às 17h30, na agência do Sebrae Minas, em Governador Valadares. As inscrições podem ser feitas na Loja do Sebrae.

O curso é direcionado a donos de pequenos negócios que desejam aperfeiçoar suas estratégias digitais com a produção de vídeos e a profissionais do audiovisual que queiram diversificar os serviços para novos formatos. Os participantes vão aprender a usar recursos e técnicas de edição no Capcut, como transições, textos, legendas, filtros e efeitos. Vão aprender também a criar conteúdos atrativos para as principais plataformas digitais, aplicar tendências de marketing em vídeo e produzir vídeos de impacto com baixo custo e alto engajamento.

Maior demanda por mão de obra especializada

Em maio, o Sebrae Minas, em parceria com a ONG Contato, apresentou um diagnóstico sobre o setor audiovisual mineiro, que reúne dados do Observatório da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e do Observatório do Audiovisual de Belo Horizonte. Segundo o levantamento, Minas Gerais ocupa o 3º lugar no país em número de agentes econômicos cadastrados na ANCINE, com 1.058 registros, sendo 825 independentes. Governador Valadares concentra 44 pequenos negócios do setor audiovisual, sendo a maioria (87,22%) MEIs.

O crescimento efervescente do setor audiovisual está ocasionando uma alta na demanda por mão de obra especializada. Para a analista do Sebrae Minas Iara Butters são vários os fatores que contribuíram e ainda contribuem com esse cenário, entre eles o processo intenso de digitalização, a ampliação de dispositivos móveis, a oferta de serviços de streaming, a hiperconectividade e a expansão da velocidade na internet.

“A explosão do consumo de vídeos online, com a população gastando cada vez mais tempo consumindo conteúdo online, impulsiona esse crescimento. Assim, os pequenos negócios precisam adaptar sua linguagem para diferentes formatos, demandando um volume maior de produção e uma maior procura por profissionais que saibam produzir conteúdo com estratégia digital”, analisa.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas Regional Rio Doce e Vale do Aço

Fernanda Pereira (Stark)

(31) 98250-1752

[email protected]

  • audiovisual
  • Marketing Digital