ASN MG Atualização
Compartilhe

Sebrae Minas leva apicultores do Vale do Jequitinhonha para a Superminas 2024

Importante feira do setor supermercadista é oportunidade para conectar produtores a representantes do varejo e firmar novas parcerias comerciais
Por Samuel Martins (Stark)
ASN MG Atualização
Compartilhe

Entre os dias 22 e 24 de outubro, apicultores do Vale do Jequitinhonha vão ser destaques na 36ª Superminas, evento do polo supermercadista do país que vai ocorrer no Expominas, em Belo Horizonte com cerca de 500 expositores regionais e de todo o Brasil. A participação foi viabilizada pelo Sebrae Minas, que estará presente no evento com o “Espaço Vem de Minas”.

No local, pequenos negócios vão apresentar e comercializar produtos da agroindústria, como o Mel de Aroeira produzido pelos empreendedores do Vale do Jequitinhonha, que também contam com apoio da entidade por meio da participação no projeto Origem Minas. Os produtores recebem consultorias e capacitações para melhoria da gestão do negócio, promoção e apoio no acesso a mercados.

O analista do Sebrae Minas Julian Silva destaca que participar da Superminas é uma oportunidade de conexão com supermercados, padarias e grandes fornecedores da cadeia produtiva do mel. “Os apicultores, além de apresentarem o produto em um evento tradicional do setor, vão poder negociar diretamente com o fornecedor a preços mais acessíveis”, diz.

Em 2024, o Sebrae Minas iniciou um projeto piloto para ampliação do acesso ao mercado do mel, firmando uma parceria com a Associação dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha (Aapivaje) e a Cooperativa dos Apicultores do Vale do Jequitinhonha (Cooapivaje). 

Mel de Aroeira

Produzido na região do Vale do Jequitinhonha, o Mel de Aroeira é conhecido por sua coloração escura e ganhou destaque e valorização no mercado pelas propriedades medicinais confirmadas pela ciência. Ele é considerado um alimento com propriedades que fortalecem o sistema imunológico. O mel de aroeira também se caracteriza por permanecer mais tempo sem ocorrer o processo de cristalização, se comparado com o mel de outras floradas da região. O produto conta com registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura e Pecuária, que permite a comercialização em qualquer canal de venda do país.

Origem Minas

O projeto Origem Minas foi criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o Sistema Faemg Senar, para fomentar o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do agronegócio e da gastronomia do estado. Por meio de repasse de conhecimentos, incentivo à regularização, promoção e apoio técnico, a iniciativa busca ressaltar valores como tradição, história, qualidade e exclusividade dos produtos mineiros.

Entre as ações desenvolvidas pelo Sebrae Minas com os empreendedores, estão capacitações em gestão, boas práticas de fabricação, design de embalagens, rótulos e logomarcas, rodadas de negócios e participação em feiras e eventos, entre outros incentivos ao segmento. Outras frentes são a ampliação do acesso dos empreendedores a novos mercados e o fortalecimento das relações com compradores nacionais e estrangeiros.

Serviço

Superminas Food Show 2024

Data: 22, 23 e 24 de outubro

Local: Expominas – Belo Horizonte

Inscrições: www.superminas.org.br

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Jequitinhonha e Mucuri

Samuel Martins – [email protected]

  • mel de aroeira
  • sebrae minas
  • Vale do Jequitinhonha