Belo Horizonte receberá pela primeira vez o Expo Favela Minas, que acontecerá nos dias 15 e 16 de setembro no Sebrae Minas. O lançamento da iniciativa foi realizado nesta quinta-feira (03/08), na sede do Sebrae, e contou com a presença de Marciele Delduque, idealizadora do projeto, além de parceiros, apoiadores e autoridades do governo municipal e estadual. A primeira edição do evento irá contar com 150 expositores e startups, com expectativa de receber cerca de 3 mil visitantes por dia.
Marciele Delduque destaca a importância de trazer o evento para Minas Gerais. “A Expo Favela nasce em São Paulo de forma muito robusta e quando chega em Minas, temos que manter esse movimento. Temos um propósito muito genuíno de impactar os empreendedores da favela e conectá-los com empreendedores e marcas do asfalto. O nosso papel é fortalecer, criando um ambiente muito acolhedor e, sobretudo, muito potente em negócios”, explica Delduque.
O Expo Favela Minas terá uma ampla programação de palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas de todo o país. “O objetivo é dar visibilidade para estas ações e, assim, promover um palco para encontros com investidores que possam acelerar estes empreendimentos e gerar negócios a partir das oportunidades que surgirão dele”, destaca Marciele.
Minas Gerais conta com quase dois milhões de empreendedores e cerca de 1.250 startups que movimentam mais de R$ 84 bilhões anualmente. Parte desses números está concentrada nas favelas e periferias do Estado. Só na Capital e região metropolitana são mais de 732 favelas, aglomerados e quilombos, segundo estudo do Sebrae.
O diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, destaca a importância do evento para os empreendedores das favelas e comunidades. “O Sebrae se sente extremamente orgulhoso de receber a Expo Favela em Minas Gerais. Trazer a favela e o asfalto para essa interação, gerando oportunidades de negócios, é muito importante. O Sebrae já desenvolve um trabalho com os empreendedores das comunidades, oferecendo orientação e capacitação, e esse evento é uma grande iniciativa para fortalecer os negócios locais, estimular a geração de renda e o desenvolvimento econômico das comunidades”, destaca.
A programação da Expo Favela Minas Gerais é gratuita e será divulgada em breve. Os ingressos devem ser retirados pela plataforma Sympla a partir de 15 de agosto.
Expo Favela Minas
O Expo Favela nasceu em 2022 em São Paulo e deve chegar a 21 estados em 2023, além de Nova York, Paris e Lisboa. A feira original foi idealizada por Celso Athayde, fundador da Central Única das Favelas (Cufa) e CEO da Favela Holding, conjunto de empresas e startups de periferia. A versão mineira é liderada por Marciele Delduque, que foi coordenadora regional da Cufa e é fundadora de um grupo de empreendedoras chamado “Marianas Mulheres que Inspiram”. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, do Governo de Minas, do Sebrae Minas e de outras instituições.
-
Expo Favela Minas
Dias 15 e 16 de setembro
Local: Sede do Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329. Nova Granada. BH/MG)
Instagram: www.instagram.com/expofavelaminas