O Urucuia Grande Sertão Veredas terá uma Marca Coletiva que chancela o trabalho feito por artesãos de nove comunidades locais. O artesanato da região é reconhecido por sua identidade e características singulares, resultantes da criatividade e da cultura local. Os produtos são inspirados em uma tradição que abrange música, dança, religiosidade, folias, ofícios e outras manifestações culturais. A apresentação da estratégia de valorização e do fortalecimento da rede de produção será realizada no dia 5 de novembro, na cidade de Arinos, noroeste do estado, e conta com a atuação do Sebrae Minas, em conjunto com a associação Central Veredas.
Em 2022, o Sebrae Minas iniciou um projeto voltado para o desenvolvimento da região, com foco na identidade e na origem dos produtos. O objetivo foi fortalecer e capacitar as associações de artesãos, além de criar uma estratégia para reposicionar o artesanato no mercado, visando criar diferenciação e valorização da região e dos artesãos.
“O desenvolvimento da Marca Coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas é resultado de diversas ações desenvolvidas nos últimos anos para resgatar ofícios e fortalecer a identidade e a origem da região. Esse será um momento de celebração, marcando uma nova fase para o Urucuia Grande Sertão Veredas e colocando as pessoas como protagonistas do desenvolvimento local”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Para a secretária executiva da Central Veredas, Monique Figueiredo, a Marca Coletiva poderá facilitar o diálogo e a construção de parcerias entre os diversos setores da cadeia produtiva, promovendo um ambiente mais colaborativo e inovador. “Além dos produtos, a marca vai representar os valores e a cultura da comunidade. Esperamos que ela possa fortalecer a identidade regional, promover a colaboração entre os diferentes atores locais e impulsionar a economia”, avalia.
Estratégia e desenvolvimento
Com necessidade de valorizar as pessoas, a região e seus ofícios, foram colocadas em prática ações voltadas para o fortalecimento da governança e dos grupos de produção, melhorias na gestão dos negócios, design dos produtos e reposicionamento no mercado através da identidade e origem
O grupo também participou de encontros de integração entre os próprios núcleos produtivos, missões técnicas de intercâmbio para outras regiões produtoras de artesanato, como o Vale do Jequitinhonha, além de expor em grandes feiras nacionais, como o Salão do Artesanato, em Brasília; a Fenearte, em Olinda (PE); a ABUP Decor Show | Têxtil & Home, em São Paulo; e a Feira Nacional de Artesanato, em Belo Horizonte.
Central Veredas
Fundada em 2008, com apoio do Sebrae Minas e outros parceiros, a Central Veredas, sediada em Arinos, é um ponto de cultura composto por nove associações, distribuídas entre os municípios de Riachinho, Uruana de Minas, Arinos, Sagarana (distrito de Arinos), Natalândia, Bonfinópolis de Minas, Urucuia, Chapada Gaúcha e Serra das Araras (distrito de Chapada Gaúcha).
O projeto surgiu para fortalecer os núcleos de artesãs, por meio da compra coletiva de materiais para produção e comercialização desses produtos. Parte dessa produção é comercializada, ao longo do ano, nas principais feiras de artesanato do país.
Serviço
Apresentação da estratégia e Marca Coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas
Data: 5 de novembro
Horário: 17h
Local: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (Rodovia MG 202, km 392 – Arinos)
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Noroeste e Alto Paranaíba
Henrique Ulhoa (Stark)
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