O Sebrae Minas ampliou suas atividades de responsabilidade socioambiental com a inauguração do Ecoponto Sebrae, localizado na sede da instituição em Belo Horizonte. Na última sexta-feira, 13, os presentes conheceram o espaço e as demais iniciativas de sustentabilidade da entidade.
No Ecoponto foram instalados equipamentos de tratamento de resíduos orgânicos, como biodigestor e composteira, além de estação de energias renováveis, jogo da memória dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), horta e totens educacionais. Os resíduos gerados nos refeitórios da instituição, na Escola do Sebrae e no restaurante serão tratados no local, eliminando a destinação para aterros.
“A inauguração do Ecoponto Sebrae faz parte do Programa de Gestão e Avaliação de Impactos Ambientais, o GAIA, e ilustra o nosso compromisso com a sustentabilidade. Também é um convite para uma nova atitude, para uma nova forma de enxergar nosso papel neste mundo. Que essa ação sirva como inspiração e exemplo de que cada gesto, cada escolha, faz a diferença”, enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O Ecoponto foi inaugurado durante a abertura da Expo Favela Innovation Minas. Os presentes puderam descartar resíduos, como pilhas, baterias, eletrônicos de pequeno porte, óleo de cozinha usado e embalagens aerossóis, que serão destinados de forma ambientalmente correta, por meio de parcerias com empresas especializadas (Waylix, Inovar Ambiental, Prolab Ambiental e Recóleo). Em 2023 foram destinados corretamente mais de 280 kg e, no primeiro semestre de 2024, já foram coletados 247 kg desses tipos de materiais.
Saiba mais sobre o Ecoponto Sebrae
– Biodigestor: transforma resíduos orgânicos alimentares em energia renovável (biogás), que poderá ser utilizada na preparação de alimentos e atividades educacionais em aulas práticas com alunos da Escola do Sebrae, e biofertilizante líquido natural, que será utilizado na adubação das áreas verdes e horta;
– Composteira: transforma resíduos orgânicos em adubo físico e biofertilizante líquido. Os insumos gerados serão utilizados para adubação das áreas verdes e da horta do Sebrae;
– Estação de Energias Renováveis: composta por uma placa solar e um aerogerador. A estação de pequeno porte gera eletricidade para carregamento de notebooks e celulares;
– Jogo da Memória dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS): o painel possui os 17 objetivos que compõem a Agenda 2030 da ONU. De forma lúdica, pretende-se dar visibilidade aos ODS e promover discussões de como atingi-los;
– Horta: é um elemento pedagógico explorado pela Escola do Sebrae e o Projeto Empreendedores da Alegria para fomentar a vivência da gestão de negócio pelos alunos;
– Totens educacionais: biodigestor, estação de energias e composteira possuem totens com conteúdo técnico sobre o funcionamento e processos que cada um deles realiza e como isso se conecta com a vida dos indivíduos. Possuem QR Codes que direcionam para outros conteúdos mais aprofundados. As informações também estão disponíveis em vídeos em libras.
Ações Sustentáveis
Por meio do Programa de Gestão e Avaliação de Impactos Ambientes (GAIA), o Sebrae Minas identifica, avalia, controla e monitora os impactos ambientais de suas atividades. As principais iniciativas da instituição em respeito ao meio ambiente são:
– Arquitetura sustentável: na sede da instituição, localizada em BH, há um sistema de captação de água da chuva, telhados verdes, utilização de luz natural, entre outros. Essa água é utilizada na irrigação de áreas verdes.
– Usina Fotovoltaica: na sede foram instaladas 183 placas solares, que têm a capacidade de geração de energia para autossuficiência da Escola do Sebrae.
– Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS): implantados na sede para redução, reutilização, reciclagem, tratamento e disposição adequada dos resíduos sólidos.
– Geração de energia distribuída: mais de 30 instalações das agências de atendimento no interior do estado aderiram ao sistema de Geração Distribuída, que utiliza fontes limpas e renováveis de fazendas solares próximas aos escritórios.
– Bosque: localizado no distrito de Catiara, município de Serra do Salitre, região do Triângulo Mineiro, foi realizado o plantio de 800 mudas de árvores nativas para recuperação de área degradada.
Monitoramento do consumo de água, energia elétrica, impressões e materiais didáticos e descartáveis.
Em março deste ano, o Sebrae Minas realizou a campanha “Nós usamos etanol – frota Sebrae mais limpa e renovável”, estabelecendo que todos os 140 veículos da instituição fossem abastecidos exclusivamente com etanol, visto que sua produção contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa e para mitigar as mudanças climáticas globais.
Para conhecer outras iniciativas, acesse a 7ª edição do Relatório de Sustentabilidade, elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), com os destaques sobre a atuação do Sebrae Minas no ano de 2023 e os seus impactos no desenvolvimento sustentável.
Balanço GAIA 1º semestre 2024
– Mais de 130.000 Kwh de energia gerada pela usina fotovoltaica do Sebrae, instalada em setembro de 2023 na Sede. O volume gerado mensalmente, tornou a Escola do Sebrae autossuficiente;
– 3.216 quilos de materiais destinados para reciclagem, o que equivale a:
– Economia total de 8.801,26 kWh ou 4 meses de consumo de uma TV LED ligada;
– Economia total de 134.927,60 litros de água ou 269.855 de garrafas (500 ml) de água mineral;
– Economia total de 10,16 toneladas CO² ou 5 meses de um carro ligado em marcha lenta;
– Economia total de 6.283 unidades de papel higiênico que ocupariam espaço em um aterro sanitário;
– Economia total de 1.424 litros de petróleo;
– 56 árvores salvas.
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas
Josiane Silveira
(31) 3379-9275 / 9276 / 9278 / 9139
(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)
[email protected]