ASN MG
Compartilhe

Sebrae Minas impulsiona negócios da cachaça na Agenda de Relacionamento na CDL-BH

Produtores fazem conexões e apresentam produtos a donos de empórios, supermercados e restaurantes de todo o país
Por Roger Dias
ASN MG
Compartilhe

Qualidade, tradição, história e diversidade de aromas e sabores são atributos das cachaças produzidas há décadas em Minas Gerais. Para estimular conexões e possibilidades de futuros negócios com diversos compradores de todo o país, o Sebrae Minas realizou mais uma Agenda de Relacionamento do segmento da cachaça. Na noite de segunda-feira (29/9), na sede da CDL-BH, 20 produtores mineiros apresentaram seus produtos a cerca de 40 donos de empórios, restaurantes e supermercados de Belo Horizonte e de outros estados.

Durante a agenda, os compradores tiveram a oportunidade de conhecer histórias dos produtores, métodos de produção e os variados rótulos das bebidas apresentadas. O evento contou com a participação de cachaçarias de Esmeraldas, Ubaí, Rio Espera, Córrego Fundo, Coronel Xavier Chaves, Rio Pomba, Três Pontas, Piranga, Sabinópolis, Jeceaba, Monte Belo, Caputira, Dores do Turvo, Pará de Minas e Aiuruoca.

A iniciativa se torna essencial para ampliar mercados e fortalecer a cadeia produtiva. “A Agenda de Relacionamento cumpre papel estratégico na comercialização, na valorização da origem, das histórias e tradições locais”, destaca a analista do Sebrae Minas, Danielle Fantini.

Iniciativa se torna essencial para ampliar mercados e fortalecer a cadeia produtiva

O produtor Élder Bandarra, da Cachaçaria Bandarra, de Salinas, fez contato direto com um restaurante de shopping de Belo Horizonte e com empórios da capital que fazem a distribuição para outros estabelecimentos do Sul do estado. Ele afirma que a agenda vem para atender à enorme demanda do segmento em buscar novos mercados. “É sempre importante termos essa conexão, pois o evento traz a BH os empresários que estão interessados em nossos produtos. Tive a chance de conversar com vários deles, de vários segmentos e com interesse em fazer a distribuição em maior escala. É uma ação que beneficia a todos, pois fomenta toda a cadeia produtiva. Essa oportunidade de negociar diretamente com os compradores é sempre muito bem-vinda”.

Rone Pereira, proprietário da Cachaçaria Pai Dela, também teve a chance de mostrar suas aguardentes para empresários de Curitiba e Porto Alegre. “É uma oportunidade ímpar, pois o evento envolve todo o país e admiradores da cachaça. Tivemos a oportunidade de explicar um pouco mais sobre a cachaça, a qualidade e os processos. Hoje, temos sete rótulos no mercado e possuímos um controle de qualidade rigoroso, com opções tradicionais e uma alternativa mais sofisticada, preparada em três madeiras. Temos algumas premiações e isso gera interesse para os compradores”, comemora o produtor.

Compradores tiveram a oportunidade de conhecer histórias dos produtores, métodos de produção e os variados rótulos das bebidas apresentadas

Diversidade de rótulos

Os empresários que participaram da Agenda de Relacionamento para conhecer um os produtos mineiros ofertados aprovaram os sabores apresentados. Robson Eneias Martins, do Empório Carolina, no Bairro Nova Suíça, considerou interessante a diversidade dos produtos mostrados pelas cachaçarias. “Habitualmente, sempre vemos as madeiras tradicionais de envelhecimento, como a Jequitibá Rosa, Carvalho ou Morana. Mas este evento traz outros tipos, com até sete madeiras para o processo de envelhecimento, com excelência na qualidade. Vimos cachaças com licor, saborizadas ou de amêndoa, algo muito diferente do que vemos no mercado”, explica.

A empresária Lucilene Melo, dona da loja Cachaçaria Bodega Mercado Central, vê benefício em poder conhecer melhor os produtos por meio do contato direto com os produtores. Temos uma proposta de trabalhar com cachaças autenticas de Minas Gerais. E aqui nós conseguimos degustar os produtos antes de investir. Normalmente, para quem tem estabelecimento, precisa comprar uma quantidade mínima deles para avaliá-los. A recepção dos produtos é muito positiva, pois todos conseguem mostrar seus melhores rótulos e fazer conexões positivas”.

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9276 / 9278 / 9139

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

[email protected]

  • Agenda de Relacionamento
  • Cachaça;
  • conexão
  • sebrae minas