ASN MG
Compartilhe

Sebrae Minas fortalece presença do Projeto Origem Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato

Instituição levará artesãos e agroindústrias para ampliar negócios, valorizando a cultura e a identidade produtiva de Minas Gerais
Por Josiane Silveira
ASN MG
Compartilhe

O Sebrae Minas participa, de 3 a 7 de dezembro, da 36ª Feira Nacional de Artesanato, no Expominas, em Belo Horizonte. Considerada uma das maiores vitrines do artesanato brasileiro, a feira reúne milhares de visitantes, lojistas e compradores especializados de todo o país, consolidando-se como um espaço estratégico para o fortalecimento da economia criativa e para a geração de negócios.

Para esta edição, a instituição estará presente em um espaço de 400 m² dedicado ao Origem Minas. O ambiente reunirá peças de artesanato e produtos de agroindústrias e ambientação das peças em espaços coletivos, valorizando e estimulando a experiência de compra. A iniciativa conta com o apoio da Diretoria de Artesanato da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico.

No estande estarão presentes 36 artesãos e grupos produtivos, de diversos municípios mineiros, com exposição de peças em cerâmica, fibra, madeira, têxtil, entre outros. O espaço também contará com oito agroindústrias, com alimentos e bebidas artesanais certificados ou reconhecidos pela qualidade e origem, tais como doce de leite, biscoitos, cachaças, café especiais, geleias, queijo e mel.

A artesã Wanice Alves Facure Locci, da Associação Geoparque de Uberaba, vai participar pela primeira vez da Feira e está com boas expectativas. “Fazemos biojoias em cerâmica, como colares e brincos. Queremos fazer contatos e fechar boas vendas”, espera.

A artesã Niusa Aparecida de Oliveira Souza é presidente da AART – Associação dos Artesãos de Santa Bárbara/MG e conta que será a primeira vez que alguns dos associados participarão da exposição. “Todos estão animados. Produzimos peças em cerâmica em argila, como cumbucas, pratos, pratos para lanches, xícaras e copos. Nossa expectativa é alta. Queremos fazer bons contatos, para futuramente, vender nossos produtos”, conta.

Para o Sebrae Minas, apoiar o artesanato é promover o desenvolvimento econômico e a preservação da cultura, da memória e da identidade mineira. “A Feira Nacional de Artesanato é uma das principais vitrines do artesanato mineiro e uma oportunidade estratégica para ampliar a visibilidade dos nossos empreendedores e gerar novas oportunidades de negócio. Para muitos artesãos, este é o momento mais relevante do ano para promover e comercializar seus produtos, fortalecer redes de relacionamento, aprimorar habilidades de vendas e acessar novas tendências do mercado, comenta a analista do Sebrae Minas Amanda Guimarães.

Origem Minas

O projeto Origem Minas, criado em 2012 pelo Sebrae Minas, em parceria com o sistema Faemg, fomenta o desenvolvimento, a competitividade e a diferenciação das pequenas empresas do artesanato e da gastronomia do estado. A ideia é levar a “mineiridade” para o Brasil por meio de experiências que traduzam história, qualidade, tradição e exclusividade dos produtos mineiros.

A iniciativa capacita empreendedores do artesanato e das agroindústrias de modo técnico e gerencial, promovendo a organização produtiva por meio de cooperativas e associações, além de ampliar o acesso a mercados com estratégias inovadoras de valorização da identidade dos territórios.

Em 2024, a instituição fez mais de 1.200 atendimentos em 167 municípios mineiros. Entre as iniciativas de destaque estão a participação nos principais eventos nacionais do setor, como Modernos Eternos, Fenearte, ABUP Decor Show e Feira Nacional de Artesanato. Além disso, o Sebrae Minas também lançou a estratégia de marca coletiva Urucuia Grande Sertão Veredas, realizou a exposição “Dona Izabel: 100 anos da Mestra do Vale do Jequitinhonha” no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro, e executou o projeto “Viagem para a Origem”, que promove visitas a núcleos de produção artesanal para compradores de diversas regiões do Brasil.

-

Serviço

Feira Nacional de Artesanato

Espaço Origem Minas – Sebrae Minas

Data: 3 a 7 de dezembro de 2025

Horário: 3 a 5/12 – 14h às 22h | 6 e 7/12: 10h às 22h

Endereço: Expominas – Av. Amazonas, 6200, Gameleira – BH/MG

Informações e ingressos: https://feiranacionaldeartesanato.com.br/

-

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas

(31) 3379-9276 / 9278 / 9139

(31) 9.9887-2010 (WhatsApp)

[email protected]

mg.agenciasebrae.com.br

  • Artesanato
  • feira nacional
  • Origem Minas
  • sebrae minas