Empreendedores que atuam nos segmentos de artesanato e cultura, em Itapecerica, na região centro-oeste do estado, vão conhecer, no dia 22 de agosto, uma proposta de desenvolvimento territorial que evidencia como o artesanato pode impulsionar o crescimento econômico nas comunidades locais, preservando e promovendo a cultura da região, enquanto se mantém como uma fonte de renda sustentável para os artesãos. Além disso, a atividade estimula o turismo da região, sendo um atrativo para os visitantes.
O encontro será realizado no Centro Cultural da cidade, das 18h às 20h, e é destinado a artesãos e artistas. Durante o evento, será promovida a palestra “Empoderamento econômico local através do artesanato e da cultura”, ministrada pela analista do Sebrae Minas Amanda Guimarães.
O projeto que será apresentado aos artesãos no dia 22 de agosto foi elaborado pelo Sebrae Minas com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes. A proposta contempla pontos importantes para o setor, como: reconhecimento das qualidades do produto e da região; ativação das competências situadas no território; intervenções de design adequadas à realidade; comunicação e promoção; apoio à produção local; e desenvolvimento de novos produtos e serviços que respeitem a vocação e valorizem o município.
A analista do Sebrae Minas Ana Caroline Pessoni explica que foram os próprios artesãos que viram a necessidade de capacitar o setor. “A Associação dos Artesãos de Itapecerica solicitou ao município mais iniciativas voltadas para o segmento, devido ao aumento da demanda, uma vez que o turismo tem se fortalecido na cidade. Isso levou a Prefeitura a contatar o Sebrae Minas para a criação de um projeto direcionado às necessidades e objetivos desses profissionais”, revela.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Ana Gabriella Santos – (37) 99146-0040
Flávia Ferraz – (31) 98661-1272