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Sebrae Minas e Prefeitura de Itapecerica iniciam projeto de criação de Identidade Gastronômica

Iniciativa vai mapear sabores e tradições locais, promover a gastronomia rural e criar oportunidades para empreendedores ligados à cultura e ao turismo no município
Por Thiago Carvalho
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Reconhecida em Minas Gerais pelos pratos típicos da culinária rural, com destaque para as quitandas, e pelo Festival de Gastronomia que, há 17 anos, preserva e celebra saberes locais, a cidade de Itapecerica, no Centro-Oeste do estado, deve receber uma Identidade Gastronômica. A iniciativa é resultado de um trabalho realizado pelo Sebrae Minas, Prefeitura e Sicoob Crediverde para fortalecer o turismo, a cultura e os pequenos negócios locais.

Na última segunda-feira (11/8), foram iniciadas as ações de um plano estratégico para transformar o patrimônio culinário do município em vetor de desenvolvimento econômico e social. O trabalho de identidade gastronômica, conduzido pelo Sebrae Minas, vai mapear ingredientes, receitas, produtores e histórias que compõem a rica tradição alimentar de Itapecerica.

A iniciativa prevê visitas aos produtores rurais, artesãos e empreendedores, além de 40 entrevistas com cozinheiros e empresários. Também será feito um levantamento dos pratos típicos, além de oficinas de cocriação com a comunidade. O objetivo é construir, de forma colaborativa, um plano de futuro que reforce a autenticidade do território, amplie mercados para empreendedores e posicione Itapecerica como referência gastronômica em Minas Gerais.

Registro de um dos diversos festivais de gastronomia realizados em Itapecerica

Metodologia

O projeto terá duração de seis meses, e incluirá também pesquisa, imersões gastronômicas, capacitações para bares e restaurantes, ações de divulgação, e a elaboração de um plano estratégico para o desenvolvimento da gastronomia no território. A proposta faz parte do programa Prepara Gastronomia, do Sebrae Minas, para apoiar pequenos negócios que atuam no setor de alimentação fora do lar.

“A identidade gastronômica é uma ferramenta estratégica para diferenciar destinos e fortalecer negócios. Em Itapecerica, ela já pulsa nas receitas, nos ingredientes e nas mãos de quem produz. Nosso papel é ajudar a transformar esse potencial em mais reconhecimento, turismo e renda”, afirma a analista do Sebrae Minas Ana Caroline Pessoni.

Ao fim do trabalho, serão produzidos um documentário e um e-book sobre a gastronomia local, além da principal entrega do projeto: um ‘Plano de Futuro’ construído de forma colaborativa com empreendedores, produtores, poder público e comunidade. Este documento irá reunir as diretrizes, oportunidades e ações prioritárias para o fortalecimento da gastronomia de Itapecerica, considerando aspectos como preservação de saberes, valorização de ingredientes, qualificação dos negócios, promoção turística e conexão com mercados.

O prefeito de Itapecerica, Gleytinho do Valério, destaca que a gastronomia é um dos maiores atrativos da cidade, e ressalta que a parceria estratégica com o Sebrae Minas e Sicoob Crediverde permite ampliar as ações no setor. “Além de desenvolver o setor gastronômico, vamos usar a força da nossa culinária para criar um fluxo turístico contínuo que movimenta toda a cidade. Da hotelaria ao comércio e serviços, queremos que o turismo gastronômico seja um vetor de crescimento não apenas nos festivais, mas consolidando a nossa identidade e a nossa economia”, frisa.

Prepara Gastronomia

O programa Prepara Gastronomia, desenvolvido pelo Sebrae Minas, é uma iniciativa estratégica voltada para fortalecer os pequenos negócios do setor de alimentação fora do lar no estado. Por meio de consultorias personalizadas, cursos, oficinas e eventos, como o “Prepara Gastronomia: Inovação e Negócios”, o programa busca aprimorar a gestão dos empreendimentos, introduzir inovações tecnológicas e valorizar as identidades gastronômicas regionais.

O programa também contribui para o desenvolvimento do turismo gastronômico em Minas Gerais, estimulando a realização de festivais e eventos que destacam a diversidade culinária local. Até o final de 2024, o Prepara Gastronomia beneficiou mais de 3 mil empreendedores em 117 cidades mineiras, superando a meta inicial de atender 4 mil negócios em 150 municípios. Além disso, o programa gerou mais de R$9 milhões em negócios e contribuiu para a criação de aproximadamente 500 novos pratos, evidenciando seu impacto positivo na economia local.

Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Centro-Oeste e Sudoeste

Thiago Carvalho (Stark)
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