O desafio da inclusão escolar tem crescido em todo o mundo, especialmente diante do aumento no número de diagnósticos de crianças e adolescentes que necessitam de uma abordagem diferenciada no processo de aprendizagem. Esse cenário, que já mobiliza debates globais, gera grandes impactos no planejamento das políticas educacionais, na formação de professores e na adaptação dos recursos pedagógicos, exigindo soluções que garantam equidade e qualidade no ensino.
Atentos a esses desafios, o Sebrae Minas e a Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura, realizam na próxima segunda-feira (22/9) o congresso “Todos os saberes e todos os olhares para a Educação Inclusiva”. Voltado aos profissionais da rede municipal de ensino de Coronel Fabriciano, o evento será realizado das 7h30 às 17h, no Centro Cultural Usiminas.
O objetivo da iniciativa é fortalecer o compromisso com uma educação cada vez mais inclusiva, equitativa e transformadora. Para enriquecer a discussão, o congresso contará com a presença de quatro especialistas de destaque nacional.
A psicóloga Simone Presotti apresentará reflexões sobre desenvolvimento da linguagem e práticas inclusivas. Com especialização em Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem, Simone possui certificações internacionais em Musicoterapia Neurológica (EUA) e no Modelo Benenzon (Argentina), trazendo uma visão inovadora que integra psicologia, linguagem e música como ferramentas para a inclusão.
O professor Luís Vicente Ferreira, doutor em Educação pela USP, médico com especialização em Saúde Pública e em Neurociências Aplicadas à Aprendizagem, abordará o tema “Metodologias Ativas: desmitificando teorias e práticas baseadas em evidências científicas”. Sua trajetória interdisciplinar alia conhecimentos pedagógicos e fisiológicos para compreender os processos de desenvolvimento cognitivo e emocional dos estudantes.
A neuropsicopedagoga Daniela Soares, mentora e especialista em aprendizagem, apresentará a palestra “A Sinfonia da Inclusão”. Com mais de 28 anos de experiência na educação, é autora do livro “Bem Querer”, proprietária do Centro de Desenvolvimento EVEL e idealizadora do Método Afetar, que integra ciência e afeto para transformar desafios cognitivos em habilidades sólidas. Sua metodologia tem gerado resultados significativos para alunos, professores e gestores.
Já o educador físico Fernando Provete, especialista em desenvolvimento infantil e referência no trabalho com crianças com deficiência, entre elas o autismo, irá compartilhar práticas inovadoras e divertidas voltadas para a coordenação motora e psicomotricidade. Com diversas certificações nas áreas de neurociência, TEA, TDAH e transtornos do neurodesenvolvimento, Fernando também é criador de cursos e conteúdos digitais que impactam milhares de profissionais e famílias em todo o Brasil.
Comprometidos com a educação inclusiva
Segundo a analista do Sebrae Minas Gabriela Deboni a união de esforços é fundamental para enfrentar esse desafio. “Promover a inclusão vai além da sala de aula: significa criar oportunidades para que cada criança ou jovem se desenvolva plenamente. O Sebrae acredita que, com diálogo, cooperação e inovação, é possível construir caminhos que melhorem a qualidade de vida e a aprendizagem de todos os alunos”, destacou.
De acordo com o Secretário de Governança Educacional e Cultura, Carlos Alberto Serra Negra, o tema é de grande relevância para toda a rede municipal de educação de Coronel Fabriciano e o congresso marca um avanço importante na política educacional do município. “Estamos comprometidos em preparar nossos profissionais para lidar com os novos desafios da educação. A inclusão não é apenas uma demanda, é um direito. Com a parceria do Sebrae e a vinda de especialistas, daremos um passo essencial para garantir mais equidade na nossa rede municipal”, afirmou.
Dados do Censo
A inclusão escolar continua a ser um dos maiores desafios da educação brasileira na atualidade. De acordo com o Censo Demográfico de 2022, divulgado pelo IBGE, cerca de 2,4 milhões de pessoas no país têm diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que corresponde a 1,2% da população brasileira.
Desse total, aproximadamente 760,8 mil estudantes com seis anos ou mais estão matriculados na rede pública de ensino. Apenas no ensino fundamental regular, encontram-se 508 mil alunos com TEA, o equivalente a 66,8% desse grupo.
Embora os números revelem avanços significativos no acesso, os dados também evidenciam que a permanência e a continuidade ao longo da trajetória escolar ainda enfrentam barreiras importantes. Isso se reflete nos índices de escolaridade, que permanecem mais baixos entre pessoas com autismo quando comparados à população em geral.
-
Serviço: Congresso de Educação Inclusiva de Coronel Fabriciano – Tema: “Todos os saberes e todos os olhares para a Educação Inclusiva”
Data: 22 de setembro
Local: Centro Cultural Usiminas
Programação:
7h30 às 8h – Credenciamento e boas-vindas
8h às 8h15 – Abertura oficial e falas institucionais
8h15 às 9h30 – Palestra com Simone Presotti
9h30 às 11h30 – Palestra com Dr. Luís Vicente Ferreira
13h às 14h30 – Palestra com Daniela Soares
14h30 às 15h – Intervalo
15h às 16h30 – Palestra com Fernando Provete
16h30 às 17h – Encerramento
Assessoria de Imprensa Sebrae Minas – Regional Rio Doce e Vale do Aço
Fernanda Pereira (Stark)
(31) 98250-1752
[email protected]

