ASN MG
Compartilhe

Sebrae Minas e parceiros lançam marca de rota turística inédita no Brasil

A previsão é que a Rota Caminhos Franciscanos, no Vale do Mucuri, comece a ser comercializada no início de 2022 para todo o país
Por Redação
ASN MG
Compartilhe

O João de Barro simboliza construção e acolhimento, a cor marrom faz alusão às vestes de frades franciscanos, o cordão, os pássaros e o tau (símbolo da Ordem dos Frades Menores) completam as referências. Não por acaso, esses são os elementos usados para compor a marca da Rota Caminhos Franciscanos, lançada na cidade de Itambacuri e, na última semana, apresentada em Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri.

“A marca sintetiza a espiritualidade franciscana, aliada à contemplação, à conscientização ambiental, ao lazer, ao esporte e à integração dos dois municípios. E o turismo é uma oportunidade de uma vida melhor, principalmente, para as famílias que moram no trajeto”, explica padre Honório José de Siqueira, da Paróquia São Francisco de Assis, em Teófilo Otoni.

O projeto consagra a história de fundação de Itambacuri, que se deu após a chegada dos frades capuchinhos à região, e é fruto de um trabalho de mobilização e desenvolvimento do turismo religioso, iniciado há três anos pelo Sebrae Minas em parceiros locais. “Temos trabalhado na estruturação da rota. Após o lançamento da marca, os próximos passos incluirão a sinalização do percurso e o aprimoramento dos receptivos”, explica o gerente da Regional Jequitinhonha e Mucuri do Sebrae Minas, Rogério Nunes Fernandes.   

A expectativa é de que a rota esteja aberta para comercialização até o início de 2022. “Já fizemos algumas caminhadas experimentais. Assim que os municípios conseguirem implantar a sinalização, faremos a primeira caminhada oficial. A expectativa é que as duas festas religiosas realizadas tradicionalmente em agosto e outubro, e outros eventos que foram inseridos no calendário de eventos, como a Romaria das Águas nos Caminhos Franciscanos,  aumente o fluxo turístico na região e atraia a cada ano um maior número de peregrinos, estimulando os pequenos negócios e a geração de emprego e renda para o Vale do Mucuri”, justifica o gerente do Sebrae Minas.

Para o frei Eduardo Melo, pároco de Itambacuri, a rota proporcionará uma experiência não apenas cristã, mas ecumênica. “Além do contato direto com a natureza, o trajeto guarda 150 anos de muita história, cultura e religiosidade”, enfatiza o pároco.

A Rota Caminhos Franciscanos é uma iniciativa do Sebrae Minas e tem o apoio das Prefeituras de Itambacuri e Teófilo Otoni, Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, Paróquia de São Francisco de Assis e Circuito Turístico das Pedras Preciosas, além do apoio da EMATER, Sindcomércio, SENAR, IEF, Comitê da Bacia Hidrográfica do Mucuri e CDLs de Teófilo Otoni e Itambacuri. 

Percurso e atrativos

Com extensão de 42 quilômetros, a Rota Caminhos Franciscanos interliga Teófilo Otoni a Itambacuri por meio de estradas de rodagem nas áreas rurais, permeadas por fazendas e povoados. 

O trajeto tem início na Igreja de São Francisco de Assis, no Jardim das Acácias, em Teófilo Otoni, e termina na Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, em Itambacuri, passando pelas comunidades rurais da Suíça 2, Capitólio, Gameleira, Cachoeira de São Mateusinho e a Barragem de Poquim.

Entre os atrativos do percurso estão: a famosa Carne de Sol da Feira Coberta do Bairro Bela Vista, Mercado Municipal de Teófilo Otoni, Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição (catedral), Igreja de São Francisco De Assis, lojas de pedras preciosas, Praça Tiradentes (e o famoso bicho preguiça), Locomotiva Poxixá e a Praça Germânica, todos em Teófilo Otoni.

Já em Itambacuri os turistas poderão conhecer a Casa de Cultura Serafim Ângelo da Silva, Santuário de Nossa Senhora dos Anjos, prédio antigo do Colégio Santa Clara, Fazenda Ipê (turismo rural), Mercado Municipal de Itambacuri, Praça dos Fundadores e a Barragem do Poquim.

Desde a criação da rota, em 2019, foram realizados mapeamentos e diagnósticos ao longo do percurso. Por meio de visitações de grupos especializados e pesquisas ao local, foi proposto a reestruturação da logomarca e da identidade visual da rota.

-

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

William de Jesus – (33) 99190-0011