O auditório da Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo, da Fundação Helena Antipoff, recebeu, na noite desta terça-feira (14/02), centenas de estudantes para acompanharem a aula inaugural do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) da Escola do Sebrae, em Ibirité.
O NEJ é um projeto social que oferece formação empreendedora, por meio do curso técnico em Administração gratuito, com duração de um ano, a jovens da rede pública de ensino.
Durante o evento, o diretor de Operações do Sebrae Minas, Marden Magalhães, ressaltou que a chegada do NEJ ao município é motivo de alegria para a entidade, pois a metodologia está sendo replicada não somente na região metropolitana de Belo Horizonte, como no interior de Minas, e em outros estados.
“Mais do que trazer uma educação de qualidade voltada para a área de Administração, desenvolvemos comportamentos como iniciativa, protagonismo, atitude empreendedora. Quem estuda no NEJ tem condições de montar uma empresa, mas se o jovem decidir trabalhar em uma instituição, ele será uma pessoa capaz de fazer a transformação onde quer que ele esteja. Esse é o grande legado que nós deixamos. É motivo de orgulho perceber que os jovens que passam pela metodologia são capazes de mudar o mundo”, destaca o diretor.
Segundo o presidente da Fundação Helena Antipoff, Vicente Tarley, o NEJ em Ibirité é um desejo antigo da instituição. “Acreditamos que a escola vai proporcionar todas as condições para que os estudantes estejam preparados para o mercado de trabalho”, afirmou.
O NEJ em Ibirité
Desde a fundação, em 2010, em Belo Horizonte, o Núcleo de Empreendedorismo Juvenil já formou mais de 2.600 estudantes. Em Ibirité, a parceria recente entre as instituições resultou em duas turmas de 40 alunos, que já iniciaram as aulas na Escola Técnica Sandoval Soares de Azevedo. “As expectativas são muito boas. A fundação tem um bom histórico de formação de jovens, e essa metodologia do Sebrae Minas está alinhada à nossa vocação. É um curso com foco na parte prática. Temos planos de expandir essa metodologia para outras cidades por meio da fundação”, avalia a coordenadora do Núcleo NEJ em Ibirité, Deise Maia.
Atualmente, o NEJ já está presente em Belo Horizonte, Nova Lima, Itabira, Uberaba e no Distrito Federal. Na última segunda-feira (13/2), ocorreu a aula inaugural em Ribeirão das Neves e, nesta quinta-feira (16/2), será a vez de Conceição do Mato Dentro. Até abril, a expectativa é inaugurar também em Araxá e Patos de Minas.
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Aline Reis – (31) 3292-8660 | (31) 99934-0658
[email protected]
Flávia Ferraz – (34) 99913-7999
[email protected]