O Sebrae Minas assina na próxima quinta-feira, 08/10, convênio com a Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (Feti), para a implantação de uma unidade do Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) em Uberaba. O objetivo do projeto é oferecer a jovens egressos da rede pública o acesso à formação empreendedora, por meio do curso técnico em Administração gratuito, na modalidade Eixo Tecnológico Gestão e Negócios. Os interessados em saber mais informações sobre o NEJ podem clicar aqui.
O NEJ é um projeto social da Escola do Sebrae de Formação Gerencial (EFG), voltado a jovens de 16 a 24 anos, que estejam cursando o 3º ano ou tenham concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino. Segundo Marcius Marques, analista do Sebrae Minas, “a proposta é estimular comportamentos e competências empreendedoras, preparando o aluno para vencer desafios e empreender para a vida. É um projeto com alto poder transformador para jovens em situação de vulnerabilidade social”, explica.
O curso, com duração de um ano e dividido em três módulos, desenvolve no estudante atitudes empreendedoras, habilidades de gestão, análise ambiental, solução de problemas, oratória, ideação e modelagem de negócios e responsabilidade socioambiental. “O Sebrae se destaca pelos serviços prestados para o empreendedor, e com a efetiva parceria com a Feti e o terceiro setor, teremos condição de oferecer ao aluno oriundo de escola pública a chance de se capacitar e ter mais autonomia para transformar a realidade ao seu redor”, acredita Marcius.
O prazo de vigência do convênio será de 25 de outubro deste ano, até 1º de setembro de 2025. “A vigência do documento pode ser prorrogada, desde que acordado pelas partes e obedecendo a todos os trâmites jurídicos”, pontua Marcius. São parceiros desta iniciativa os clubes de Rotary e Lions de Uberaba, além da União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região (Ulmur).
-
Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ)
O Núcleo de Empreendedorismo Juvenil (NEJ) foi fundado em 2010, no Plug Minas, em Belo Horizonte, onde funcionava uma antiga unidade da Febem. Desde então, já formou mais de 2 mil jovens na capital e região metropolitana, e se expandiu para outras cidades do interior do estado, como Nova Lima, Montes Claros e Belo Oriente.
-
Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação
Pituca Ferreira – (34) 99972-0592 / (34) 99107-3972
